Xi Jinping é reeleito para o terceiro mandato presidencial na China

A votação dos deputados foi unânime: 2.952 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção

Por Plox

10/03/2023 11h43 - Atualizado há mais de 1 ano

O líder chinês Xi Jinping foi reeleito para o terceiro mandato presidencial nesta sexta-feira (10) após uma votação do órgão parlamentar do país, que confirmou sua posição como líder mais poderoso em décadas. A votação dos deputados foi unânime: 2.952 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção.

Xi Jinping. Foto: Governo da China

 

O Parlamento da China está subordinado ao Partido Comunista (PCC), que já havia designado Xi em outubro para mais um mandato de cinco anos como secretário-geral da formação e comandante da comissão militar, os dois cargos mais importantes do país.

Como candidato único à posição de presidente, Xi Jinping, de 69 anos, recebeu mais um mandato como chefe de Estado, cargo que ocupa desde 2013. Após o anúncio do resultado, três militares uniformizados desceram as escadas do enorme salão para colocar um exemplar da Constituição sobre uma mesa.

Com a confirmação de Xi Jinping como líder da China por mais cinco anos, espera-se que o país continue sua trajetória de crescimento econômico e aumente ainda mais sua influência mundial.

Destaques