Inmet mantém alerta de perigo para chuvas intensas e prevê acumulados acima de 200 mm no Triângulo Mineiro e no norte de SP

Aviso segue para todo o país, com alerta de grande perigo nesta quarta (11) em áreas de SP, MG e MS, diante do risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos.

10/03/2026 às 12:24 por Redação Plox

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta de perigo para chuvas intensas em todas as regiões do país. Os maiores acumulados desta semana, até a próxima segunda-feira (16), são esperados para o norte do estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e áreas do norte de Mato Grosso do Sul e da Amazônia Legal.



Para esta quarta-feira (11), há um alerta de grande perigo para o acumulado de chuva no norte de São Paulo, sul de Minas, Triângulo Mineiro e região central de Mato Grosso do Sul. As precipitações podem ultrapassar 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, o que representa grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com essas características.


Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul e Sudeste.

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul e Sudeste.

Foto: Reprodução / Agência Brasil.


Chuvas persistentes e acumulados elevados

A previsão indica uma semana de chuvas persistentes, com acumulados que podem superar 200 milímetros no norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro.

No último fim de semana, duas pessoas morreram em decorrência das chuvas no estado de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil, as mortes estão associadas a enxurradas nos municípios de São Bernardo do Campo e Sorocaba.

Mortes e cidades em situação de emergência

Na semana passada, as tempestades que atingem estados da Região Sudeste desde o fim de fevereiro levaram o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional a reconhecer situação de emergência em 16 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.


A maior parte desses municípios está em Minas Gerais, onde o número de mortes provocadas por deslizamentos e enchentes na Zona da Mata Mineira passou de 70.

Frente fria muda o cenário no Sul e Sudeste

Uma frente fria avança pela costa das regiões Sul e Sudeste, derrubando as temperaturas máximas no leste dessas áreas. Em contrapartida, a tendência é de temperaturas elevadas no centro-norte do Brasil, principalmente em áreas do interior da Região Nordeste.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a