Golpe de WhatsApp promete um ano grátis de Spotify para atrair vítimas

Vítimas são convencidas a compartilhar um link malicioso com outros 30 contatos para ter acesso a uma conta premium sem mensalidade

Por Plox

10/04/2019 15h09 - Atualizado há cerca de 5 anos

É bom que os usuários do WhatsApp fiquem em alerta. Está circulando um novo golpe sobre uma falsa promoção do Spotify. A promessa é um ano grátis de conta premium na plataforma musical. A finalidade é atrair vítimas para que golpistas ganhem dinheiro com exibição de propagandas.

Pixabay

Foto: Pixabay

O golpe funciona da seguinte forma: o usuário do app recebe uma mensagem com um link falso. Quando a pessoa clica neste link, ela é direcionada para uma página com instruções para o recebimento da assinatura do Spotify.

Link falso enviado por mensagens em conversas do WhatsApp

Link falso enviado por mensagens em conversas do WhatsApp

Reprodução

A página pede que a vítima responda a uma pesquisa falsa. Assim que é respondida, é exibida uma mensagem dizendo que a pessoa ganhou um ano grátis de Spotify. O passo a passo para fazer a ativação do presente tem como condição compartilhar o link com 30 contatos do WhatsApp.

A ação dos criminosos da web foi identificada por uma empresa especializada em segurança digital, a ESET. A empresa informou que os criminosos ganham dinheiro pela exibição de propagandas na página maliciosa.

Conforme nota do Spotify, a empresa está analisando o caso com a equipe responsável. “Spotify gostaria de esclarecer que não está promovendo nenhuma oferta do Spotify Premium via WhatsApp".

Atualizada às 16h19

Destaques