Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Reportagem com multidão na reabertura do comércio de Ipatinga assusta leitores

    A reportagem do Plox  esteve no local, onde colheu imagens em foto e vídeo; jornalista também gravou participação entre as pessoas que circulavam

    Por Plox

    10/04/2020 16h20 - Atualizado há cerca de 2 anos

    Uma reportagem abordando a reabertura do comércio na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira (8), assustou os leitores do portal de notícias Plox.
     
    Alguns, um pouco mais afoitos, chegaram a escrever nos comentários que uma imagem usada para ilustrar a matéria seria uma foto falsa ou uma foto antiga, que o canal teria usado a foto com o objetivo de distorcer a realidade. Na mesma postagem, porém vários outros leitores, inclusive alguns que trabalham no comércio, confirmaram que, de fato, naquele momento do dia, havia aquela grande quantidade de pessoas, conforme for representado na reportagem. 

     

    Comércio-ipatingaFoto gerou polêmica entre leitores. Foto: Marcelo Augusto/Plox


     
    Além da foto difundida na chamada da reportagem, o conteúdo traz também um vídeo feito pelo jornalista Marcelo Augusto.
     
    "A nossa equipe do Plox esteve no Centro desde o horário de abertura das lojas. Eu mesmo acompanhei o aumento do fluxo de pessoas, que circulavam, em sua maioria, sem máscara e umas perto das outras. As fotografias eu tirei da avenida 28 de Abril no horário de 11h30, para exemplificar o grande número de pessoas naquele horário", contou o profissional de comunicação.

     

    Veja o vídeo:


     
    Uma circunstância que se evidenciou entre muitos dos comentários é que, na verdade muitos descarregaram um julgamento sobre a foto não baseado na realidade, mas baseado no interesse de defender a sua própria postura quanto ao assunto: abrir ou não abrir o comércio.
     
    “Tá na cara que é mentira. Ninguém seria doido, com doenças dessa, de sair de casa e lotar as lojas desse jeito“, afirmou uma internauta.
     
    Os comentários acabaram se transformando em verdadeiros debates nos quais  percebe-se também que a discussão acerca da pandemia no Brasil se dividiu em diferentes ideologias, de natureza política, onde as pessoas não lidam mais com a realidade, mas sim com a forma que eles gostariam que fosse essa realidade.
     
    “Estava cheio sim. Trabalho nessa loja que aparece na foto. Acho um absurdo essa tal que no perfil fala que a professora, fazer uma acusação tão leviana de que o Plox está mentindo... olha o perfil dela, diz que  é professora. Leviana. Uma pergunta: água oxigenada nos cabelos mata o vírus“, reagiu uma balconista.
     
    Na grande maioria dos comentários, o que se percebe é a divisão entre aqueles que desejam maior rigidez no isolamento social e outros que defendem que há um exagero nesse isolamento e que a vida poderia continuar com normalidade, principalmente visando os ganhos econômicos.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]