Alerta de possíveis atentados em escolas mineiras causa pânico entre estudantes
A publicação rapidamente ganhou notoriedade, alcançando 61 mil curtidas e 18 mil comentários em apenas 10 horas.
Por Plox
10/04/2023 07h13 - Atualizado há quase 2 anos
No último fim de semana, uma postagem no TikTok gerou preocupação e medo entre estudantes de Minas Gerais. O vídeo de apenas 8 segundos, aparentemente inofensivo, continha uma mensagem perturbadora sobre uma "Lista do Massacre" que mencionava cinco estados e 35 cidades mineiras como possíveis alvos de atentados em escolas.
A publicação rapidamente ganhou notoriedade, alcançando 61 mil curtidas e 18 mil comentários em apenas 10 horas. A mensagem também afirmava que o suposto ataque poderia ocorrer nos dias 10 ou 20 de abril.
Estudantes de diferentes idades e escolas da região se manifestaram sobre o assunto. Uma jovem de 17 anos, estudante do ensino médio em Belo Horizonte, afirmou: "O sentimento que fica é de receio de ir pra escola, pois mesmo não tendo certeza do que pode acontecer, com o mundo hoje em dia não dá pra duvidar de nada".
Investigação e ações preventivas são necessárias, diz especialista
Jorge Tassi, advogado criminalista e pesquisador em segurança pública, alerta para os riscos desse tipo de postagem entre adolescentes, chamando atenção para "a força da ideia". Ele destaca que pessoas com dificuldades emocionais, como ansiedade, estresse e depressão, podem se conectar a essas ideias e acabar envolvidas em situações de violência.
Tassi ressalta a importância do monitoramento e investigação da origem dessas postagens para responsabilizar os autores. Além disso, ele sugere que as redes sociais deveriam ser obrigadas a remover esses conteúdos, classificando a medida como uma forma de censura, mas necessária para evitar a indução ao crime.
Até o momento, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) não se posicionou sobre o caso, e o TikTok não respondeu às perguntas feitas pela imprensa a respeito da postagem.