Associação Cultural Zélia Olguin abre inscrições para aulas gratuitas de ballet clássico

Desde 2007, o Centro de Referência já atendeu cerca de 2.000 crianças e adolescentes do Vale do Aço, com o objetivo de apresentar o universo da dança e das artes em geral, além de contribuir para a formação de público para o setor

Por Plox

10/04/2023 11h13 - Atualizado há quase 2 anos

O Centro de Referência em Dança do Vale do Aço está abrindo inscrições para a sua 15ª edição, oferecendo aulas gratuitas de ballet clássico no âmbito do projeto Manutenção da Associação Cultural Zélia Olguin. O projeto, patrocinado pela Usiminas com o apoio do Instituto Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é destinado a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino.

Desde 2007, o Centro de Referência já atendeu cerca de 2.000 crianças e adolescentes do Vale do Aço, com o objetivo de apresentar o universo da dança e das artes em geral, além de contribuir para a formação de público para o setor. A diretora artística e professora de ballet clássico, Salette Olguin, destaca que "realizar este projeto sempre foi um sonho de minha mãe, Zélia Olguin. É um projeto que nos dá muito orgulho e prazer em realizar".

Espetáculo “Brincando de gente grande”. Foto: Rodrigo Zeferino.

 

Aulas e workshops

As aulas são ministradas por Salette e sua filha, Larissa Olguin, com a participação de profissionais renomados em workshops, como Mário Nascimento, Reynaldo Muniz Delgado, Gabriela Christófaro, Rodrigo Gièse, Aretha Maciel, além do bailarino Peter Lavratti, membro do Grupo Corpo e que integrou a equipe de professores do projeto em 2009, ministrando aulas de dança contemporânea.

As alunas participam de montagens apresentadas ao final do projeto, sempre com adaptações e releituras de clássicos de repertório, além de coreografias assinadas pelas professoras. Entre as adaptações dos clássicos estão "O Quebra Nozes", "O Lago dos Cisnes", "Paquita" e "Dom Quixote", além de coreografias especialmente concebidas para o projeto como "Amazônia", "Janelas de Minas", "Alice no País das Maravilhas" e "Brincando de Gente Grande", entre outras.

Participação de bailarinas avançadas do projeto e convidados. Foto: Rodrigo Zeferino.

 

Inscrições e informações

Podem se inscrever crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 16 anos, matriculados regularmente na rede pública de ensino, mediante preenchimento e envio de formulário disponível na bio do instagram da @academiaolguinbalet, até as 18 horas do dia 13 de abril de 2023. As vagas são limitadas e a seleção será feita no dia 14 de abril (sexta), manhã ou tarde, divididos por faixa etária.

O resultado da seleção será divulgado no sábado, 15 de abril e as aulas se iniciam na segunda-feira, 17, sendo ministradas duas vezes por semana, conforme horário estabelecido na seleção. Nesta edição, para as selecionadas haverá taxa única de inscrição de R$ 80,00 (oitenta reais) pagos no ato da inscrição final. Informações pelo email [email protected] ou pelo telefone (31) 98605 8026.

As aulas serão ministradas na Academia Olguin, localizada na Rua Ipê 763, Bairro Santa Mônica em Ipatinga/MG. O público alvo são as crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos, matriculados regularmente na rede pública de ensino.

Os horários das aulas serão definidos durante a seleção no dia 14 de abril (sexta), divididos por faixa etária. Para a faixa etária de 10 a 16 anos, as aulas serão das 8h às 9h30 ou das 15h às 16h30. Já para a faixa etária de 6 a 9 anos, as aulas serão das 9h30 às 11h ou das 16h30 às 18h.

O formulário de inscrição pode ser encontrado na bio do Instagram @academiaolguinbalet, ou pode ser solicitado pelo email [email protected]. As inscrições devem ser feitas até às 18h do dia 13 de abril de 2023. O resultado da seleção será divulgado no dia 15 de abril de 2023.


 

Destaques