Policial militar detalha sobre a nova Operação de Proteção Escolar em MG
Ação mobiliza policiais e comunidade para, de forma articulada, ampliar medidas de prevenção e segurança
Por Plox
10/04/2023 17h46 - Atualizado há mais de 1 ano
A Polícia Militar lançou, nesta segunda-feira (10), a Operação de Proteção Escolar. A nova ação tem o objetivo de ampliar e fortalecer a rede de proteção às unidades de ensino públicas e privadas nos 853 municípios mineiros. O lançamento, que vale para todo o estado, ocorre um dia depois que um adolescente foi apreendido suspeito de ameaçar ataque em escola de Ipatinga, no Vale do Aço. Veja os detalhes sobre a iniciativa da PM e sobre o caso da apreensão do adolescente na entrevista com o capitão Martins.
Segundo a corporação, todo Batalhão da PM de Minas Gerais conta com a Patrulha Escolar. Com a operação, o efetivo será ampliado. Além disso, a Operação de Proteção Escolar propõe foco ativo na rede de proteção. A agenda, positiva, prevê palestras e outras ações educativas e de prevenção para fortalecer a rede, criando uma rotina educativa. A articulação envolverá ainda programas de prevenção já desenvolvidos pela PM nas escolas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o Programa de Educação Ambiental (Progea), que serão intensificados.
A iniciativa é uma resposta preventiva do Governo de Minas à onda de violência sofrida por escolas de São Paulo e Santa Catarina. Nesta segunda-feira, além da apresentação da estratégia, o Estado anunciou a entrega de 127 novas viaturas para fortalecimento da rede de proteção às unidades de ensino (83 Pulse para patrulha escolar; 28 Doblô para programa Proerd e 16 L200 para o Progea).