O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuva intensa que afeta diretamente cidades do Vale do Aço e do Leste de Minas Gerais nesta quinta-feira (10). O aviso meteorológico, de nível amarelo, é válido até a sexta-feira (11) e inclui municípios como Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Governador Valadares, Caratinga, Manhuaçu e Teófilo Otoni.
Foto: INMET A previsão é de precipitações que podem chegar a até 50 milímetros, acompanhadas por rajadas de vento de até 60 km/h. Segundo o Inmet, apesar de ser um alerta de "perigo potencial", há risco — ainda que considerado baixo — de quedas de árvores, cortes de energia elétrica, alagamentos e prejuízos em plantações.
A recomendação das autoridades é que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
O alerta inclui, ao todo, mais de 670 cidades de Minas Gerais, incluindo também a capital Belo Horizonte, onde a manhã desta quinta-feira já começou com frio e chuva. A situação exige atenção redobrada especialmente em áreas urbanas mais vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra.
Foto: Freepik As condições climáticas instáveis se intensificaram em função da atuação de um sistema de baixa pressão e da umidade vinda da região amazônica, elevando os volumes de chuva sobre boa parte do estado mineiro.
A Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos aos comunicados oficiais e acionem os serviços de emergência em caso de ocorrências.