Astronautas da Artemis 2 retornam à Terra nesta sexta e amerissam no Pacífico

Cápsula Orion deve pousar no mar ao sul da Califórnia, perto de San Diego, pouco depois das 21h (horário de Brasília), encerrando missão de dez dias

10/04/2026 às 16:18 por Redação Plox

Os quatro astronautas da missão Artemis 2 estão a caminho da Terra nesta sexta-feira, retornando da primeira viagem tripulada à Lua em mais de meio século. Eles viajam a bordo da espaçonave Orion, e o pouso está previsto para ocorrer no Oceano Pacífico, ao sul da Califórnia.

A expectativa é que o encerramento da missão de dez dias da Nasa comece com a separação da cápsula da Orion de seu módulo de serviço. Em seguida, a nave deverá enfrentar uma reentrada intensa na atmosfera, com um apagão de rádio estimado em seis minutos, antes de descer de paraquedas e cair no mar.


Astronautas Reid Wiseman, Jeremy Hansen, Christina Koch e Victor Glover compõem a tripulação da missão Artemis 2.

Astronautas Reid Wiseman, Jeremy Hansen, Christina Koch e Victor Glover compõem a tripulação da missão Artemis 2.

Foto: Divulgação / Nasa


Pouso previsto para a costa de San Diego

Se tudo ocorrer como planejado, os astronautas norte-americanos Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, além do astronauta canadense Jeremy Hansen, devem terminar a viagem flutuando em segurança no oceano dentro da cápsula da Orion, pouco depois das 21h (horário de Brasília), na costa de San Diego.

Da decolagem na Flórida ao sobrevoo do lado oculto da Lua

O quarteto decolou de Cabo Canaveral, na Flórida, em 1º de abril, lançado inicialmente em órbita terrestre pelo foguete Space Launch System, da Nasa. A missão então seguiu para a Lua, contornando o lado oposto do satélite natural e avançando mais profundamente no espaço do que qualquer ser humano havia ido antes.

Com isso, eles se tornaram os primeiros astronautas a voar nas proximidades da Lua desde o programa Apollo, das décadas de 1960 e 1970. A missão também marcou feitos históricos individuais: Glover, Koch e Hansen entraram para a história como, respectivamente, o primeiro astronauta negro, a primeira mulher e o primeiro cidadão não norte-americano a participar de uma missão lunar.

Ensaio para futuras missões e objetivo de longo prazo

A viagem, que ocorre após o voo de teste Artemis 1 — sem tripulação e também ao redor da Lua, realizado pela Orion em 2022 — foi descrita como um ensaio geral essencial para uma tentativa planejada no final desta década de pousar astronautas na superfície lunar pela primeira vez desde a Apollo 17, no final de 1972.

O objetivo final do programa Artemis é estabelecer uma presença de longo prazo na Lua, servindo como trampolim para a eventual exploração humana de Marte.

Clima político e atenção do público

Em um paralelo histórico com a era da Guerra Fria da Apollo, a Artemis 2 foi realizada em meio a turbulência política e social, incluindo um conflito militar dos EUA que se mostrou impopular no país. Para muitos, diante da atenção global ao lançamento, a missão reafirmou conquistas da ciência e da tecnologia em um período no qual a tecnologia de ponta tem sido alvo de desconfiança e até medo.

Pesquisas de opinião apontaram amplo apoio do público aos objetivos da missão.

Reentrada testa escudo térmico e mudanças na descida

O retorno deve submeter a Orion a um teste crítico de seu escudo térmico, que apresentou um nível inesperado de queimadura e estresse durante a reentrada do voo de teste de 2022. Por isso, engenheiros da Nasa ajustaram a trajetória de descida da Artemis 2 para reduzir o acúmulo de calor e diminuir o risco de danos à cápsula.

Ainda assim, com a Orion entrando na atmosfera a cerca de 40.235 km/h, a previsão é de que as temperaturas na parte externa da cápsula cheguem a aproximadamente 2.760 graus Celsius. Do contato com o topo da atmosfera até a abertura de dois conjuntos de paraquedas e a flutuação no mar, o processo deve levar menos de 15 minutos, incluindo o apagão de rádio de seis minutos.

Segundo a Nasa, deve ser necessário cerca de mais uma hora para que as equipes de recuperação capturem a Orion, içem a cápsula para um navio e auxiliem os astronautas a saírem, um a um.


Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a