Ipatinga: espaço cultural do Limoeiro abre inscrições para curso livre de teatro

10/05/2019 14:02

Publicidade

Inaugurado no último dia 29 de abril, exatamente no aniversário da cidade de Ipatinga, com uma programação cultural diversificada e gratuita, voltada para a comunidade; o ECOAR - Espaço Cultural Ofício e Arte dá início a suas atividades. 

Sua primeira ação, foi a promoção do Curso Livre de Teatro - Infantil, Juvenil e Adulto -  que foi estruturado para ser realizado em 5 módulos, divididos em 12 meses, o Curso Livre de Teatro do ECOAR, tem como diretriz, desenvolver por meio de dinâmicas teatrais, workshops que introduza o participante a prática cênica, através de pedagogia que utilizando em primeira instância do lúdico (jogos teatrais, brincadeiras recreativas e improviso), se direcione posteriormente, pro campo técnico do fazer e do estar em cena, adentrando ao trabalho pré-expressivo com trabalho de expressão corporal e vocal, conscientizado os participantes do principal instrumento de trabalho do intérprete (corpo, voz, mente). 

DivulgaçãoWhatsApp Image 2019-05-10 at 14.01.02 (1)

Para além de uma formação técnica, no curso, os participantes vão aprender sobre o trabalho coletivo e a escuta, potencializando seu preparo para as adversidades da vida cotidiana e diferenças que o circundam, dando a notar, que o então curso, propõe a aplicação de atividades e práticas teatrais, com o objetivo apenas de formar atores e atrizes, mas também, proporcionar vivências eficazes para o seu desenvolvimento integral, capacitando-os a conhecer e perceber seu corpo e suas limitações, na pretensão de superá-las. 

Ao término do curso, realizar-se-á uma montagem com os alunos, sendo apresentada em um dos teatros da cidade e cumprindo posteriormente temporada no próprio espaço. Os alunos que cumprirem 75% da carga horária do curso, receberão certificado. As inscrições estão sendo feitas desde o dia 02 de Maio na sede do ECOAR que está situada na Avenida José Anatólio Barbosa, 1385, no bairro Limoeiro. As aulas começarão no dia 14 de maio. Maiores informações: (31) 99283.4229 ou pelo e-mail: [email protected]

O ECOAR

Idealizado pelo ator e produtor Mati Lima, quando ainda residia na cidade do Rio de Janeiro; o projeto ganhou força com seu retorno a Ipatinga e adquiriu forma através da parceria com o ator e diretor Marrione Warley.

A escola surge como um território de criação, produção e difusão cultural, tendo como proposta, ser um espaço de convivência artística e social para moradores das regionais VIII e IX; e todo Vale do Aço. O espaço atuará em diferentes áreas das manifestações artísticas, oferecendo espetáculos, cursos permanentes de teatro, oficinas, debates e outras atividades. 

DivulgaçãoWhatsApp Image 2019-05-10 at 14.01.02

"Abrir o primeiro espaço cultural do Limoeiro, neste momento delicado em que várias salas de espetáculos estão sendo fechadas, tem um significado muito importante. Estamos localizados na regional que é o berço da cidade, uma vez que a mesma nasceu no bairro Barra Alegre e possui dois patrimônios culturais - o Congado Nossa Senhora do Rosário (mais conhecido como Congado do Ipaneminha) e a Capela de São Vicente (mais conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário). As regionais VIII e IX sempre tiveram vocação para a arte e a cultura. Há muitos talentos carentes de oportunidades para o exercício e desenvolvimento de sua aptidão artística, e o ECOAR tem o intuito de ser um lugar para experimentos e trocas de experiências", afirma Mati Lima - coordenador geral do espaço.

No ano passado, os fundadores realizaram nas escolas públicas e através da internet, uma pesquisa de interesse dos moradores na abertura do espaço e 98% dos 2.200 participantes aprovaram a iniciativa. 

"Para nós o diálogo com a comunidade é muito importante para que a oferta das atividades culturais seja, de fato, efetiva" afirma Marrione Warley - diretor artístico do espaço.

"Sem patrocínio, buscamos o apoio de empresas que acreditam na arte como instrumento de formação e transformação social. E graças às parcerias com a Brasart Sinalização; MG Net Telecom; Bazar Cida; Comercial Chave de Ouro; Comercial Tem de Tudo; ZipAudiovisual; Corporação musical Santa Cecília; Aproc - Associação Pró Cultura; Padaria do Nêgo e Vídeo Plus é que estamos iniciando este projeto". Afirma Mati Lima.
 



Publicidade