Onça-pintada é vista em Juiz de Fora e ataca galinheiro de aposentado

Há cerca de 15 dias há relatos da presença da onça nas proximidades

Por Plox

10/05/2019 09h18 - Atualizado há cerca de 6 anos

Uma onça-pintada causou medo e surpresa em um morador de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas. O felino matou animais de um aposentado, totalizando a perda de nove aves de um galinheiro. Francisco Monteiro, o dono do imóvel, disse que oito galinhas e um galo foram atacados pelo animal selvagem e há cerca de 15 dias há relatos da presença da onça nas proximidades.


O homem disse imaginar que alguém entrava no imóvel para roubar algo, mas ao perceber que se tratava de um animal em extinção e que o bicho não reagiu ferozmente a ele, Francisco se tranquilizou. “Eu pensei que era ladrão, mas quando cheguei era a pobre da onça. Não vou fazer nada com o animal porque ele está em extinção. Eu tive zelo e carinho com ela. Ela também teve carinho comigo porque ela não me agrediu. Eu meti a lanterna nela e ela saiu normalmente. Nem rosnou nem fez nada comigo”, relatou, lembrando que o felino fugiu para uma mata após o ataque.


Surpreendentemente, ao invés de sentir medo e fugir, Francisco comenta sobre a emoção de ficar a menos de três metros da onça, à qual nunca esteve tão perto, e muito menos, imaginava existir naquele local. “É muito emocionante. Já tinha visto em jaula, no zoológico. Eu nem imaginava que existia esse bicho por aqui. Ela é linda, muito bonita. Gostaria de pegar para mostrar para o povo, para as crianças que nunca viram”. De acordo com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não há registro da presença do felino na Zona da Mata há cerca de oito décadas. A instituição tenta fazer a captura do animal e garantir a segurança dele, por meio de uma ação coordenada pelo Ministério de Meio Ambiente.
 

Atualizada às 10h50

Destaques