O mito do "estádio duplo" em Milão: Afinal, é San Siro ou Giuseppe Meazza?

O nome oficial do estádio é, na verdade, Estádio Giuseppe Meazza, mas a alcunha San Siro prevalece por ser o bairro em que está localizado

Por Matheus Valadares

10/05/2023 15h38 - Atualizado há cerca de 1 ano

Nesta quarta-feira (10), o clássico milanês ganha um capítulo especial na semifinal da Champions League, com Milan e Inter de Milão medindo forças no famoso estádio da cidade. Mas afinal, qual é o verdadeiro nome do palco desse confronto épico? San Siro ou Giuseppe Meazza? Vamos desvendar esse mito e mergulhar na história desse templo do futebol italiano.

Embora alguns acreditem que os torcedores rivais fazem distinção no nome do estádio - chamando-o de San Siro quando o Milan é mandante e Giuseppe Meazza quando a Inter recebe os jogos - a verdade é que ambos os grupos se referem ao local como San Siro. O nome oficial do estádio é, na verdade, Estádio Giuseppe Meazza, mas a alcunha San Siro prevalece por ser o bairro em que está localizado.

Estádio Giuseppe Meazza no bairro San Siro. Foto: Wikipédia/Reprodução.

 

Essa tradição de apelidar estádios pelo bairro onde estão inseridos também acontece no Brasil. O Estádio Mário Filho, por exemplo, é mais conhecido como Maracanã, devido ao seu endereço. Já o Cícero Pompeu de Toledo é popularmente chamado de Morumbi.

O San Siro foi inaugurado em 1926 e, inicialmente, servia apenas como casa do Milan. A Inter passou a dividir o espaço em 1947 e, em 1980, o estádio foi rebatizado em homenagem a Giuseppe Meazza, ídolo que defendeu ambos os clubes.

A origem do mito da diferenciação de nomes é incerta, mas videogames como Winning Eleven podem ter contribuído para sua disseminação, ao tratar o estádio com essa distinção. Contudo, na Itália, tanto torcedores do Milan quanto da Inter costumam chamar o estádio pelo nome do bairro: San Siro.

Atualmente, o San Siro pertence à prefeitura de Milão, sendo administrado conjuntamente pelos dois clubes. No ano passado, Milan e Inter anunciaram a construção de uma nova arena, prevista para ser inaugurada em 2027.

Quanto ao histórico de confrontos entre as equipes na Champions League, Milan e Inter se enfrentaram quatro vezes, com vantagem para os rossoneri nas semifinais de 2002/03 e nas quartas de final de 2004/05.

Agora que o mistério foi desvendado, resta aos torcedores aproveitarem o clássico milanês nesta quarta-feira, onde o verdadeiro protagonista será o futebol, independentemente do nome que se dê ao estádio.

Destaques