Pomba se choca com transformador e interrompe energia na Câmara de BH

Cemig trabalha para restabelecer o fornecimento de energia elétrica

Por Plox

10/05/2023 10h16 - Atualizado há cerca de 1 ano

Nesta quarta-feira (10/5), um incidente envolvendo uma pomba e um transformador da Cemig nas proximidades da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) resultou na interrupção do fornecimento de energia elétrica para a sede do Legislativo. A presidência da CMBH comunicou, por meio de nota, que a programação do dia ainda pode ser realizada durante a manhã, porém a participação remota dos vereadores e a transmissão ao vivo dos eventos estão inviabilizadas.

Foto: Karoline Barreto/CMBH

 

Na agenda do dia, estavam previstas seis reuniões na Câmara: uma sessão plenária, duas reuniões extraordinárias de comissões permanentes e três reuniões conjuntas para análise de projetos de lei. A presidência informou que estão sendo realizados todos os esforços para restabelecer o funcionamento normal do parlamento. A ave veio a óbito logo após o incidente, e a Cemig foi acionada, segundo informações do Legislativo. A equipe de reportagem entrou em contato com a empresa pública responsável pelo serviço e aguarda um posicionamento.

A nota divulgada pela Câmara Municipal de BH detalha o ocorrido: 

"Na manhã desta quarta-feira, 10 de maio de 2023, por volta das sete horas da manhã, uma pomba colidiu com o principal transformador de energia da Sede do Poder Legislativo. A ave não resistiu e danificou o equipamento. Todo o edifício permanece sem energia elétrica. A Cemig foi acionada imediatamente, mas ainda não chegou ao local. Duas reuniões extraordinárias de comissões permanentes e três reuniões conjuntas para análises de projetos de lei ficam prejudicadas, podendo ocorrer, caso seja a vontade de seus membros, mas sem transmissão e participação remota. A reunião plenária da tarde só poderá ocorrer caso a energia elétrica seja restabelecida. Todos os contatos possíveis para restabelecer o funcionamento do parlamento estão sendo feitos."

Destaques