Inscrições gratuitas do Encceja 2024 terminam hoje

Candidatos têm até o fim do dia para se inscrever no exame que certifica competências de jovens e adultos

Por Plox

10/05/2024 17h39 - Atualizado há cerca de 1 mês

O período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2024 encerra-se nesta sexta-feira, 10 de maio, às 23h59. Os interessados devem realizar o cadastro no Sistema Encceja, utilizando login e senha do portal Gov.br, do governo federal. O exame é gratuito e a participação é voluntária.

Foto: Divulgação/MEC

O Encceja é destinado aos jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio na idade convencional. As provas avaliam as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos tanto no ambiente escolar quanto no extraescolar.

Para o ensino fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos completos no dia do exame; já para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos. Além disso, o prazo final também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social, para aqueles que desejam ser reconhecidos de acordo com sua identidade de gênero.

Candidatos que se inscreveram para o Encceja 2023 mas não compareceram às provas podem justificar sua ausência para tentar a isenção da taxa de R$ 40 na edição de 2024. Caso a justificativa não seja aceita, o pagamento deverá ser realizado até o dia 15 de maio, através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU).

As provas do Encceja 2024 ocorrerão no dia 25 de agosto, um domingo, em diversos municípios cujos locais estão disponíveis no Portal do Inep. O exame inclui quatro provas objetivas e uma redação. As áreas de conhecimento abordadas são:

  • Ensino Fundamental: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa e Estrangeira, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.
  • Ensino Médio: Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia), Matemática, Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia, Sociologia) e Redação.

Desde 2002, o Encceja permite que indivíduos retomem sua trajetória educacional, concedendo diplomas de conclusão do ensino fundamental ou médio aos que atingem a pontuação necessária. Além de certificar indivíduos, o exame fornece dados para que o Ministério da Educação aprimore a qualidade e planeje intervenções no sistema educacional voltado para jovens e adultos no Brasil.

 

 


 

Destaques