Corpo de engenheiro brasileiro é encontrado em praia da Argentina

Rafael Barlete, de 32 anos, foi achado entre rochas em Mar del Plata; ele vivia no país há cinco meses e atuava como voluntário em albergue

Por Plox

10/05/2025 15h09 - Atualizado há cerca de 12 horas

O engenheiro civil Rafael Barlete Rodrigues, de 32 anos, natural de Bebedouro, interior de São Paulo, foi encontrado morto em uma praia da cidade de Mar del Plata, na Argentina. O corpo foi localizado por moradores entre rochas da praia do bairro Los Acantilados, na quarta-feira (7).


Imagem Foto: Rede Social


Segundo informações das autoridades locais, Rafael estava de bruços, vestindo uma camiseta preta e cueca branca. Não foram identificados sinais de violência no corpo, e a principal suspeita é que ele tenha morrido por afogamento. O serviço de emergência foi chamado por populares e confirmou o óbito no local.



Rodrigues estava há cerca de cinco meses morando na Argentina e atuava como voluntário em um albergue da cidade de Mar del Plata, onde também residia. De acordo com familiares, ele foi visto pela última vez na tarde de terça-feira (6), um dia antes do corpo ser encontrado.



Nas redes sociais, Rafael costumava compartilhar registros de suas viagens, um de seus passatempos favoritos, incluindo fotos em destinos como a praia da Joaquina, em Florianópolis, e Itaguá, no litoral norte paulista, em Ubatuba.


A notícia da morte comoveu amigos e familiares, que iniciaram uma campanha nas redes sociais para arrecadar os R$ 21 mil necessários para repatriar o corpo, transportando-o da Argentina até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Um grupo no WhatsApp criado para ajudar na arrecadação já reunia 389 pessoas até a tarde deste sábado (10).


Como forma de apoio, a Prefeitura de Bebedouro se comprometeu a fornecer o transporte entre o aeroporto e a cidade natal de Rafael.


Destaques