Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Operação cumpre mandados de busca e apreensão em comércios no Centro de Ipatinga

O objetivo da ação é fiscalizar estabelecimentos comerciais que trabalham com a venda de aparelhos celulares e se os produtos possuem alguma queixa de roubo ou furto

10/06/2019 às 15:45 por Redação Plox

Uma operação entre a Polícia Militar e a Receita Estadual está sendo realizada, nesta segunda-feira (10), em alguns comércios na área central de Ipatinga, no Vale do Aço. O objetivo da ação é fiscalizar estabelecimentos comerciais que trabalham com a venda de aparelhos celulares e se os produtos possuem alguma queixa de roubo ou furto. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.
De acordo com o capitão Johnson, se for constatado algum dos crimes mencionados, o proprietário pode responder por receptação e, consequentemente, os materiais serão apreendidos. O capitão ainda pontuou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em sete comércios. “Aqueles estabelecimentos que houverem indicativos dessa prática -  sendo feita a denúncia anônima -  os policiais militares vão verificar estes estabelecimentos e se perceberem a inclinação para o comércio ilícitos desses aparelhos, eles [lojas comerciais] serão alvos da nossa operação”, explica.
pm-5Capitão Johnson explica sobre a operação (Foto: Miguel Bráz)
“Mais de 800 aparelhos celulares foram verificados; um terço já foi analisado, até o momento, mas não foi constatado nenhum registro de furto ou roubo. Mas, se ao longo da operação for constatado algum desses crimes, nós vamos tomar as providências cabíveis”, afirma o capitão.
pm
Segundo a PM, sete comércios estão sendo investigados (Foto: Miguel Bráz)
O policial ainda explica que os lojistas que recebem os aparelhos e não têm o cuidado de verificar se os eletrônicos que adquirem ou até mesmo recebem para conserto são produtos de furto ou roubo, acabam colaborando para a prática ilícita.
O coordenador de Planejamento da Receita Estadual, Alex Campos de Souza, ressalta que a participação da Secretaria de Fazenda na operação é muito importante. “A atuação da secretaria é fundamental para verificar a regularidade cadastral dos estabelecimentos e também a procedência das mercadorias se são adquiridas com notas fiscais, se os tributos são pagos regularmente e de modo geral, combater a sonegação fiscal”, sintetiza.
O coordenador ainda contestou que foi apurado de mais de uma empresa, em um mesmo local e disse que a empresa, que não existe de fato, será suspensa e as providências administrativas serão tomadas em relação às empresas irregulares.

pm-3Coordenador de Planejamento da Receita Estadual, Alex Campos de Souza (Foto: Miguel Bráz)
Conforme Alex, a princípio, houve constatação de comércios que venderam aparelhos sem a nota fiscal. “A gente solicitou nos estabelecimentos a apresentação da nota fiscal de entrada comprovando a origem dos produtos e algumas não apresentaram o documento”. 

pm-1(Foto: Miguel Bráz)
pm-2(Foto: Miguel Bráz)

Compartilhar a notícia

Veja também
para você
TESTE FEIRANTE (3).jpg
SAúDE

Prefeitura de Ipatinga aplica testes rápidos em feirantes

No momento está liberado o funcionamento das feiras no sistema de rodízio, de segunda a sábado.

dfbgf
POLíTICA

Ex-vereador de Ipatinga é condenado pela prática de ‘rachadinha’

A decisão foi proferida em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Ipatinga

SITE.jpg
ESPORTES

Ipatinga marca gol contra Uberlândia aos 13 minutos do 1º tempo

centro cultural usiminas.jpg
LAZER

Instituto Usiminas anuncia retorno de atividades presenciais

Biblioteca Central de Ideias e Galeria do Centro Cultural Usiminas serão os primeiros espaços a reabrir