Coronavírus: quase 60% dos infectados em Fabriciano estão curados, diz Prefeitura

Por Plox

10/06/2020 18h36 - Atualizado há cerca de 5 anos

Coronel Fabriciano atingiu nesta semana mais de 58% de recuperados entre os casos confirmados de Coronavírus na cidade.

Segundo a prefeitura, nesta semana, a 14ª desde o primeiro caso no município, foi contabilizado 110 recuperados de 187 infectados no geral. Além disso, a cidade não tinha registrado nenhuma morte, até essa terça=feira (9). 

De acordo com o Executivo, a maioria dos recuperados venceu a doença em isolamento. No Hospital Dr. José Maria Morais, para onde são encaminhados os casos moderados a graves, o tratamento até agora foi 100% eficaz.

Duas pacientes tiveram alta hospitalar após serem consideradas curadas essa terça-feira (clique aqui).

Ainda conforme a Prefeitura, para controlar a disseminação do vírus, a administração municipal adotou as seguintes medidas:
- Criação do serviço de teleorientação por whatsaap
- Implantação da unidade exclusiva para pacientes suspeitos
- Ampliação das equipes de atenção básica com contratação de agentes comunitários de saúde (ACS) e profissionais médicos
- Bloqueio dos pacientes idosos crônicos com atendimento in loco, monitoramento constante e de receitas.
- Vacinação dos idosos em casa
- Identificação da residência dos idosos
- Implantação de barreira sanitária na rodoviária no mês de março
- Aquisição de EPIs para os profissionais da saúde
- Criação e ampliação de ala exclusiva para pacientes Covid no HJMM
- Aquisição de respiradores e construção de novos leitos
- Ampla campanha de orientação da população sobre as formas de prevenção

Veja o boletim atualizado desta quarta-feira em Coronel Fabriciano.


boletim-fabri-10-6Foto: reprodução/PMCF
 

Prioridade

De acordo com o Executivo, a prioridade da gestão é a atenção básica com foco nos pacientes crônicos, evitando que estes adoeçam, mantendo-se saudáveis a fim de evitar internação.

Kátia Barbalho, secretária de governança da saúde do município, disse que é impossível falar do futuro. Segundo ela, todas as análises podem ser feitas somente com base nos dados do momento. Ela ressalta que o município está 24h atento e adota as medidas conforme o cenário do dia. “As decisões precisam ser assertivas e não nos incomodamos em mudar protocolos. Nossa preocupação é sempre salvar o paciente, custe o que custar”, garantiu.

Novos leitos de UTI

O Hospital Dr. José Maria Morais passou por obras e recebeu 40 leitos exclusivos para tratar exclusivamente pacientes com Covid-19: são 20 leitos clínicos (enfermarias) e 20 de UTI, equipados com respiradores. O investimento foi de R$ 1,2 milhão em recursos próprios. A capacidade do Hospital pode ser ampliada, caso necessário e num eventual crescimento de casos graves. Os leitos de UTIs, priorizados pela administração municipal, são essenciais para estabilização de pacientes com sintomas graves da doença e um dos principais gargalos de muitos municípios na luta contra a doença.
 

Destaques