Ipatinga

mundo

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    EUA deixam de exigir teste de covid-19 para viajantes internacionais

    Medida foi anunciada nesta sexta-feira (10) pelo secretário-assistente de imprensa da Casa Branca

    Por Plox

    10/06/2022 18h11 - Atualizado há 23 dias

    Os Estados Unidos vão eliminar a exigência de que viajantes internacionais que entrem pelos aeroportos do país tenham de apresentar um teste negativo de covid-19. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (10) pelo secretário-assistente de imprensa da Casa Branca, Kevin Munoz, e deve entrar em vigor à meia-noite de domingo (12).

    “Os EUA vão acabar com os requisitos de testagem de covid-19 para os viajantes aéreos que entram no país”, disse Munoz no Twitter. Ainda de acordo com o oficial da Casa Branca, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças continuará avaliando a necessidade de testes “de acordo com a ciência e no contexto das variantes circulantes”.

    Desde que os EUA reabriram suas fronteiras, em novembro do ano passado, o governo passou a exigir que os viajantes apresentassem o resultado negativo do teste de covid-19 realizado no máximo um dia antes do pouso em solo americano. Agora, porém, isso não é mais necessário.

    Para o advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre, a decisão dos EUA de acabar com a exigência de covid-19 é positiva, embora isso não impeça que a obrigação seja restabelecida na eventualidade do país começar a ver um novo aumento nos casos de coronavírus.

    “Desde o começo do ano, o governo americano tem ido na direção de afrouxar as restrições relacionadas à covid-19, já que a situação da doença vem se normalizando no país. Para os brasileiros, que são muito ávidos por conhecer os EUA, isso também significa que viajar para cá ficou mais barato, já que o custo do teste antígeno agora será eliminado”, diz o advogado.

    O Brasil é um dos países que mais enviam turistas para os EUA. Apenas nos quatro primeiros meses de 2022, já foram 315 mil, o que coloca o país na quinta colocação, atrás de México, Canadá, Reino Unido e França.

    O fim da exigência do teste negativo para covid-19 facilitará, portanto, a viagem de mais brasileiros aos EUA. Vale lembrar que, em fevereiro, o Brasil já tinha aderido ao Global Entry, programa do governo americano que desburocratiza o processo de entrada nas alfândegas.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]