Piloto de acrobacias morre em queda de avião em Bauru

Aeronave cai após evento beneficente e causa morte do piloto Igor Reis

Por Plox

10/06/2024 18h27 - Atualizado há 7 meses

Um biplano de acrobacias conhecido como Barão Vermelho caiu na manhã desta segunda-feira (10) no Aeródromo de Bauru, interior de São Paulo. O piloto Igor Reis, membro da esquadrilha Acro especializada em acrobacias aéreas, morreu após a aeronave pegar fogo.

Avião de pequeno porte cai em Bauru Foto: Reprodução/Vídeo redes sociais

Reis havia se apresentado no domingo no evento beneficente Arraiá Aéreo, organizado pela fundação do astronauta e senador Marcos Pontes (PL-SP). A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que iniciou uma investigação sobre o ocorrido.

Testemunhas e primeiros socorros

Segundo Donizete do Carmo, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb), o evento havia terminado no domingo (9), mas muitos pilotos, incluindo Igor Reis, decidiram retornar às suas cidades na segunda-feira. O avião caiu logo após decolar.

– Interditamos a pista, entramos em contato com o Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas infelizmente o piloto veio a falecer – relatou do Carmo.

Os bombeiros apagaram as chamas, mas a aeronave ficou destruída. Durante uma vistoria na pista, foi encontrada uma peça que pode ter caído do avião. Do Carmo mencionou que a peça foi entregue às autoridades para averiguação.

Investigação em andamento

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está no local para apurar as causas da queda. Igor Reis, natural de Mogi Mirim e residente na região de Jundiaí, era profissional de tecnologia da informação e também atuava como instrutor de pilotos de acrobacias desde 2021.

Destaques