Poder Público avalia mudança do Presídio de Itabira que fica próximo à barragem da Vale

A unidade está localizada em Rio de Peixe, na área da mancha de inundação

Por Plox

10/07/2019 14h10 - Atualizado há quase 5 anos

O presídio de Itabira (MG) pode ser transferido de local, devido à proximidade com a barragem de rejeitos do Itabiruçu, estrutura com 130,7 milhões de metros cúbicos de material. A cadeia está localizada em Rio de Peixe, na área da mancha de inundação, ou seja, se porventura a barragem se romper, a unidade seria certamente impactada. O espaço foi inaugurado há 11 anos e tem uma população de 205 detentos.

Itabiruçu Barragem

Presídio fica nas proximidades da barragem do Itabiruçu- Foto: Reprodução/YouTube

O barramento está passando por alteamento para receber a quantidade de 220 milhões de material da mineradora Vale, empresa que, inclusive, nasceu em Itabira. A mudança está sendo analisada pelo Poder Judiciário, pela Prefeitura municipal e pelo governo de Minas. A Vale indicou que custearia os gastos para erguer a construção. 

Apesar da possível transferência, o gerente da Vale, Rodrigo Chaves, alegou que todas as barragens na cidade estão operando normalmente, com nível 0 (zero) para ruptura. Apesar disso, ele mesmo afirmou em audiência pública em fevereiro que “não existe nível zero de risco”, mas sim, “controle de risco”. Conforme o presidente da 52ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, o advogado Bernardo Rosa, disse ao portal DeFato Online, que a disponibilização do lote será de responsabilidade do governo de Minas. Segundo ele, existe a remota possibilidade de a unidade prisional se mudar até mesmo de cidade caso não seja encontrado um local adequado para as obras, apesar de a pretensão ser que a cadeia permaneça em Itabira.

Atualizada às 14h56

Destaques