5 maneiras de sobreviver ao impacto financeiro da Covid-19

Por Plox

10/07/2020 21h52 - Atualizado há mais de 3 anos

O impacto econômico e financeiro da pandemia da covid-19 tem sido, sem dúvida, significativo, mas a maioria das manchetes de notícias tendem a se concentrar no mercado de ações e na saúde financeira das empresas, e não nas pessoas físicas.

Apesar do governo brasileiro ter introduzido o maior pacote de estímulo na história do Brasil para ajudar os trabalhadores e as empresas mais afetadas pela pandemia, pesquisas mostram que o impacto financeiro da pandemia no cidadão de classe média tem sido muito drástico.

Essas estatísticas revelam um fato importante: as coisas ficaram muito mais difíceis para muitas pessoas financeiramente e, dependendo de quanto tempo durar a pandemia, os desafios financeiros associados podem persistir por um período muito mais longo do que o previsto.

Acompanhe a seguir 5 maneiras de sobreviver ao impacto financeiro da covid-19.

Screenshot 75 Foto: Divulgação

1. Trabalhe ativamente a fim de obter novas fontes de renda

Se há uma coisa que a pandemia de coronavírus provou é que não há nada como a chamada segurança no emprego. As pessoas perderam os seus trabalhos em números recordes devido à pandemia, e os dados mostram que as pessoas em famílias pobres estão sendo as mais afetadas.

Se houver uma lição a ser tirada da pandemia do novo coronavírus é nunca confiar apenas em um único trabalho para gerar uma renda recorrente. Em vez disso, trabalhe ativamente para ter uma, duas ou mais fontes de renda todos os meses.

Existem várias maneiras de gerar uma receita paralela: mesmo que a economia tenha sido severamente impactada pela covid-19, outras formas de trabalho que dependem do uso da internet continuam a prosperar. 

Você deve considerar escrita freelancer, programação, desenvolvimento web e outros trabalhos freelancers que você pode fazer online. Você também pode querer começar um blog.

2. Entre em contato com seus provedores de serviços para solicitar uma extensão de seus pagamentos

Devido à escala e ao impacto de longo alcance da pandemia da covid-19, existe uma enorme possibilidade de que o seu provedor de serviços já tenha introduzido uma provisão para permitir o adiamento de seus pagamentos ou mais cronograma de pagamento flexível enquanto durar a pandemia.

Mesmo se não houver um anúncio público do seu provedor de serviços nesse sentido, é provável que exista uma provisão. Você pode entrar em contato com eles para explicar como suas finanças foram afetadas pela pandemia e como isso pode afetar seus pagamentos.

Você também pode tentar renegociar os acordos existentes ou pedir permissão para efetuar pagamentos reduzidos enquanto a pandemia durar.

3. Abrace a frugalidade e tenha cuidado com novos investimentos

Embora as pessoas mais afetadas financeiramente pela pandemia da COVID-19 sejam as que não têm poupança e as que têm pouquíssimas economias, é importante perceber que as pessoas que têm poupanças não estão completamente imunes aos impactos financeiros da covid-19.

Lentamente, chegamos à conclusão de que a pandemia permanecerá no futuro próximo e, enquanto as atividades econômicas estão sendo gradualmente retomadas, alguns especialistas estão prevendo uma segunda onda de infecções. 

Isso significa que mesmo que você tenha algumas economias salvas em investimentos seguros, é importante perceber que as coisas NÃO estão como costumavam ser, e a probabilidade de uma longa recessão é muito alta.

Se você tem economias e também pode se beneficiar do pacote de estímulo, pode ficar com a ilusão de estar financeiramente seguro. Como resultado, é provável que você continue gastando como antes da pandemia.

Não cometa esse erro. Este não é o status quo. Tente limitar todas as despesas desnecessárias, adote a frugalidade e tenha muito cuidado com a forma como investe seu dinheiro agora.

4. Faça um empréstimo pessoal

Muitas pessoas estão atualmente em uma situação em que estão completamente secas financeiramente, e não há esperança de voltar ao trabalho em breve. Quando você considera outros compromissos, pode não ter uma opção além de tomar um empréstimo pessoal.

Tomar um empréstimo pessoal deve ser tratado com cautela, no entanto. Você deve evitar tomar um empréstimo pessoal para fins de investimento (especialmente em períodos voláteis como este!) e sem ter ajustado significativamente a maneira como lida com as suas finanças para lidar com a realidade atual das coisas.

Embora possa haver uma abundância de ofertas de empréstimos pessoais no momento, nem todo empréstimo disponível é bom a longo prazo por causa dos juros compostos que incidem sobre eles. 

Você deve analisar cuidadosamente o empréstimo que está tomando (especialmente se estiver tomando um empréstimo para pagar uma dívida ou outro empréstimo) para evitar se endividar mais do que havia se endividado inicialmente e prejudicar ainda mais a sua pontuação de crédito nas instituições financeiras.

5. Preste ainda mais atenção às suas economias agora

Embora as coisas estejam ruins no momento, elas podem piorar: os especialistas estão prevendo uma segunda onda de infecções por covid-19 e há uma possibilidade muito alta de que tenhamos uma longa recessão se aproximando.

As coisas podem ficar muito mais graves financeiramente para os despreparados. Os mais afetados pela pandemia da covid-19 são os que não têm economias. Se você tiver economias no momento, não assuma que o pior já passou e não comece a desperdiçar o que você já conquistou. 

Em vez disso, trabalhe para aumentar gradualmente as suas economias e gastar frugalmente. Se você não tiver economias, comece a economizar gradualmente agora - não importa quão pouco - em antecipação a que as coisas piorem.

Destaques