Audiência pública debate expansão dos ensinos superior e técnico nos Vales do Aço e do Rio Doce

A criação e fortalecimentos dos polos federais seria através de política de reparação pelo rompimento da Barragem de Fundão

Por Matheus Valadares

10/07/2023 11h28 - Atualizado há cerca de 1 ano

O fortalecimento e a expansão dos ensinos superior e técnico nos Vales do Aço e do Rio Doce será discutido nesta segunda-feira (10) na audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.

Comissão defende que universidades federais como a UFMG se instalem nos Vales do Aço e do Rio Doce. Foto: Divulgação.

 

A reunião foi solicitada pela presidente da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT). Além da parlamentar, representantes da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, do Instituto Federal de Educação de Ipatinga, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) na região, do Movimento dos Atingidos por Barragens, entre outros estarão no evento.

A deputada defende que os Vales do Aço e do Rio Doce sofrem com a falta de universidades e institutos públicos, especialmente federais. A população padece com essa carência, demonstrada pela falta de estrutura, investimentos e incentivo à educação. Essa situação teria se complicado com o rompimento da barragem da Samarco, mineradora controlada pela Vale e pela BHP Biliton, em novembro de 2015.

A criação e fortalecimentos dos polos federais seria através de política de reparação pelo rompimento da Barragem de Fundão.

"Essas regiões precisam de maior presença de institutos de educação e universidade federais, essenciais como uma contrapartida no processo de repactuação do crime da Vale na Bacia do Rio Doce”. Disse a deputada.

Além de dialogar com representantes da rede de ensino das regiões dos Vales do Aço e Rio Doce. Beatriz Cerqueira discute a pauta com o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), que ajudará nessa agenda em Brasília (DF).

O encontro será transmitido ao vivo pela página da ALMG e tem previsão para começar a partir das 16h.

Destaques