Câmara dos Deputados debaterá assédio na PRF em audiência pública

Reunião ocorrerá na sexta-feira (12) e contará com a presença de altos representantes da corporação

Por Plox

10/07/2024 18h41 - Atualizado há 10 dias

Após uma série de denúncias de assédio moral e sexual na Polícia Rodoviária Federal (PRF) e críticas sobre as punições consideradas brandas pela Corregedoria, a Câmara dos Deputados convocou uma audiência pública para debater o assunto. A sessão está agendada para sexta-feira, 12 de julho, no plenário 3 da Casa.

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Desde junho, reportagens revelam casos preocupantes na PRF, incluindo o de um policial de Minas Gerais denunciado por seis mulheres por assédio moral e sexual. Após anos de processo, a Corregedoria decidiu pela inocência do acusado, que usou o arquivamento do caso para processar algumas de suas vítimas na Justiça comum.

 

Repercussão e novos depoimentos

A repercussão das denúncias atraiu relatos de diversas outras mulheres, tanto policiais quanto civis, que relataram experiências de machismo e perseguições na PRF em todo o país. Em abril, o Ministério Público Federal (MPF) arquivou uma Notícia de Fato que incluía denúncias de mulheres e um pedido para garantir que homens não utilizassem banheiros e alojamentos femininos.

 

Audiência pública proposta por Érika Kokay

A iniciativa da audiência pública partiu da deputada federal Érika Kokay (PT-DF), que justificou a importância do evento para promover transparência, responsabilidade e proteção dos direitos humanos na PRF. "Este evento oferece uma oportunidade para que os responsáveis pela gestão da PRF apresentem dados, estatísticas e medidas adotadas para combater o assédio, demonstrando compromisso com a prestação de contas", explicou a deputada no documento que propôs a audiência.

 

Presença de altos representantes e depoentes

Conforme o requerimento da deputada, os principais convidados para a audiência são o diretor geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, e o Corregedor-Geral e Controle Interno da PRF, Vinicius Behrmann Bento. Além deles, participarão um vereador, um advogado, quatro policiais e uma servidora civil que fizeram denúncias, além de Martha Maria dos Santos, representando a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF).

 

PRF incentiva participação

Em resposta à reportagem, a assessoria de imprensa da PRF afirmou que, embora o convite não obrigue a presença, a corporação considera o tema relevante e de interesse institucional. "Por isso, estimula o comparecimento de todos os servidores e servidoras convidados à audiência, respeitadas as limitações das respectivas agendas", concluiu a nota.

Destaques