Consumo de brócolis oferece inúmeros benefícios para a saúde

Rico em vitaminas e antioxidantes, o vegetal ajuda na prevenção de diversas doenças e promove o bem-estar geral

Por Plox

10/07/2024 19h06 - Atualizado há 10 dias

O brócolis, pertencente à família dos crucíferos juntamente com a couve-flor, repolho e agrião, é um vegetal essencial para uma dieta saudável. Repleto de fibras, vitaminas e antioxidantes, ele desempenha um papel crucial na manutenção da saúde e prevenção de diversas doenças.

Foto: Pixabay / Reprodução

Prevenção de doenças cardiovasculares

Uma pesquisa da ACS Central Science revelou que o consumo regular de brócolis pode prevenir acidentes vasculares cerebrais (AVC). Isso é atribuído a um composto químico natural presente no vegetal, que também potencializa o desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de doenças cardiovasculares.

Fortalecimento do sistema imunológico

O brócolis é uma rica fonte de betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, essencial para a manutenção das barreiras mucosas. Além disso, a vitamina C presente no vegetal é um antioxidante poderoso que fortalece o sistema imunológico. "A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os microrganismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos", explica a farmacêutica Luciana Rocha.

Melhoria da digestão

Rico em fibras dietéticas, o brócolis é fundamental para a saúde digestiva. As fibras auxiliam na formação do bolo fecal e na manutenção da flora intestinal, facilitando o trânsito intestinal. “[As fibras] favorecem o trânsito do intestino, já que exercem função importante na formação do bolo fecal e na manutenção da flora intestinal”, destaca a nutricionista Ronimara Santos.

Controle dos níveis de açúcar no sangue

Com baixo índice glicêmico, o brócolis ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis. Isso é benéfico para a regulação do apetite, redução do consumo calórico, diminuição do acúmulo de gordura corporal e promoção da queima de gordura como fonte de energia, conforme aponta a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Redução da pressão arterial

O potássio presente no brócolis contribui para a redução da pressão arterial ao relaxar as paredes dos vasos sanguíneos e equilibrar os níveis de sódio no corpo. "O aumento da ingestão de potássio tem sido relacionado também à prevenção de outros riscos cardiovasculares", afirma a Dra. Marcella Garcez.

Proteção dos olhos

O brócolis contém luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem os olhos dos danos causados pela luz azul e radiação ultravioleta. Esses compostos reduzem o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e catarata.

Saúde das articulações

A vitamina K encontrada no brócolis é crucial para a mineralização óssea, reduzindo o risco de osteoporose e fraturas. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias protegem as articulações de danos oxidativos.

Combate ao envelhecimento

Os antioxidantes presentes no brócolis, como vitamina C, E e betacaroteno, são essenciais para a prevenção do envelhecimento precoce. Eles protegem as células contra os danos dos radicais livres, moléculas que causam estresse oxidativo e uma série de problemas dermatológicos, como explica a Dra. Marcella Garcez.

Destaques