Número de mortos por causa das chuvas no RS sobe para 182

O número de desaparecidos permanece em 31

Por Plox

10/07/2024 05h59 - Atualizado há 12 dias

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio resultaram na morte de 182 pessoas, segundo atualização divulgada pela Defesa Civil do Estado nesta segunda-feira (8). O número de desaparecidos permanece em 31. Os detalhes sobre as vítimas e locais dos óbitos estão disponíveis no site da Defesa Civil.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 05.05.2024 - Chuvas no Rio Grande do Sul  - Fotos gerais enchente em Porto Alegre. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Foto:  Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Milhões de Atingidos

A tragédia climática afetou 2,398 milhões de pessoas, representando 22,04% da população estadual, que segundo o censo do IBGE de 2022 é de 10.882.965 habitantes. As inundações causaram danos em 478 dos 497 municípios do estado, impactando 96,18% das cidades.

Desalojados e Danos Extensos

Durante o pico da crise, mais de 626 mil pessoas tiveram que deixar suas residências, buscando refúgio em casas de parentes, amigos ou em abrigos emergenciais.

Baixas temperaturas

A Defesa Civil emitiu um alerta para a queda de temperatura prevista para terça e quarta-feira (10). Na madrugada de quarta, a Serra Gaúcha deve registrar umidade e possíveis precipitações invernais nos pontos mais altos. As mínimas variam entre 1°C e 5°C no sul do estado e regiões de Campanha, oeste, Missões, centro, Vales e Serra Gaúcha, enquanto nas demais áreas, os termômetros vão de 6°C a 9°C. A geada pode ocorrer de forma pontual no oeste e nas regiões de Campanha e Missões. Durante a tarde, as temperaturas ficam entre 7°C e 13°C, com novo declínio à noite.

Prevenção contra o frio

Na quinta-feira (11), o frio persiste, com mínimas entre 3°C e 7°C e máximas entre 8°C e 13°C. A Defesa Civil orienta a população a tomar cuidados extras, especialmente com grupos vulneráveis como enfermos, idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Recomenda-se manter-se agasalhado, evitar locais com pouca ventilação ou com grande circulação de pessoas, redobrar a higiene das mãos e beber bastante água. Em noites muito frias, é aconselhado abrigar também os animais domésticos.

Alertas

Para aumentar a prevenção, os moradores podem se cadastrar para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Basta enviar o CEP por SMS para 40199, e a confirmação será enviada para que o número receba as informações. Também é possível se cadastrar pelo WhatsApp, registrando-se pelo telefone (61) 2034-4611 e interagindo com o robô de atendimento com uma mensagem simples, como um "oi".

 

 

 

 

Destaques