Ex-chefe da Polícia Civil do RJ volta à prisão por decisão da Justiça

Allan Turnowski se entregou após cassação de liminar; ele é acusado de envolvimento com bicheiros e organização criminosa

Por Plox

10/07/2025 16h29 - Atualizado há cerca de 13 horas

O ex-secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, voltou à prisão nesta quarta-feira (9), ao se apresentar à Corregedoria da corporação. A medida foi tomada após a 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do estado determinar, de forma unânime, a revogação da liminar que o mantinha em liberdade.


Imagem Foto: Reprodução


Após a apresentação voluntária, Turnowski passou por uma audiência de custódia e, em seguida, foi conduzido para a Cadeia Pública Constantino Cokotos, localizada em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Antes disso, ele havia ficado preso por menos de um mês, em razão de um mandado expedido no início de maio deste ano.



A soltura anterior havia sido possível graças a uma decisão provisória concedida pelo desembargador Marcius da Costa Ferreira. No entanto, a liminar foi cassada na última terça-feira (8), durante o julgamento do mérito do caso. Réu por organização criminosa, Turnowski é acusado de receber propinas e de manter ligações com bicheiros do estado.



A investigação que resultou na prisão de Turnowski teve origem na apuração das atividades do delegado Maurício Demétrio, preso desde 2021. Demétrio é apontado como participante de um esquema de corrupção dentro da Polícia Civil e acusado de simular operações com o intuito de prejudicar desafetos. Ele também teria ligação com a morte de um contraventor e já foi condenado a quase 10 anos de prisão por obstrução de justiça. Conforme apuração do Ministério Público, Turnowski teria atuado como agente duplo, beneficiando os contraventores Rogério de Andrade e Fernando Iggnácio, este último morto em novembro de 2020.


A defesa de Allan Turnowski ainda não se pronunciou oficialmente, mas o ex-secretário nega todas as acusações.


Destaques