Manifestantes voltam à Paulista em defesa de impostos para bilionários
Ato com presença de movimentos sociais e parlamentares de esquerda ocorre nesta quinta-feira no centro de São Paulo
Por Plox
10/07/2025 13h09 - Atualizado há 1 dia
Um novo protesto toma conta da Avenida Paulista nesta quinta-feira (10), a partir das 18h, reunindo movimentos sociais e lideranças políticas ligadas à esquerda. O objetivo da manifestação é pressionar por uma maior taxação sobre bilionários, grandes bancos e casas de apostas — conhecidas como 'bets'.

Grupos como a Frente Povo Sem Medo, o Brasil Popular e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) organizam o ato, que pretende ecoar o descontentamento popular com o sistema tributário atual. Entre os participantes, estão parlamentares que defendem mudanças na forma como os impostos são cobrados no país.
No último domingo (6), Guilherme Boulos (Psol), deputado federal, comandou uma reunião de preparação com militantes da Frente Povo Sem Medo. Na ocasião, destacou:
“O que está em jogo é decidir quem vai pagar a conta no Brasil. Enquanto o povo paga imposto para caramba, o bilionário, o banco, não paga nada”
.
Além da cobrança por impostos aos chamados 'super ricos', a pauta do protesto inclui outras demandas, como a implementação da jornada de trabalho 6×1, o fim dos supersalários no serviço público, a isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês, e a inclusão dos ricos no pagamento do Imposto de Renda, enquanto os mais pobres estejam mais contemplados no Orçamento federal — uma das bandeiras reforçadas durante a campanha presidencial de 2022.
A manifestação desta quinta-feira reforça a mobilização contínua desses grupos por uma reforma tributária que promova maior justiça social e distribua melhor as obrigações fiscais entre todas as camadas da sociedade.