Pesquisa mostra Lula atrás de Bolsonaro e Tarcísio em SP

Levantamento do Instituto Paraná aponta desvantagem do atual presidente em todos os cenários eleitorais simulados no estado paulista

Por Plox

10/07/2025 06h16 - Atualizado há 6 dias

Os resultados de um novo levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas revelam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não sairia na frente em nenhum dos cenários propostos para a disputa do primeiro turno das eleições presidenciais de 2026, ao menos entre os eleitores do estado de São Paulo.


Imagem Foto: Brics Brasil


Na simulação principal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 41,8% das intenções de voto, ocupando a primeira posição. Na sequência, Lula soma 29,3%, demonstrando uma diferença significativa entre os dois. Ciro Gomes (PDT) figura em terceiro lugar com 8,9%. Logo atrás aparecem Ratinho Junior (PSD), com 6%, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 2,4%, e Renan Filho (MDB), com apenas 0,5%.



Em uma segunda projeção, sem a participação de Bolsonaro na corrida presidencial, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assume a dianteira com 37,1% das intenções de voto. Lula mantém desempenho semelhante ao cenário anterior, registrando 29,1%.



A pesquisa foi realizada exclusivamente com eleitores do estado de São Paulo, considerado o maior colégio eleitoral do país, e apresenta uma margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.


\"Os números indicam um cenário desafiador para Lula em São Paulo, onde não lidera nenhuma das projeções de primeiro turno\"

Destaques