Zema responsabiliza Lula e STF por tarifa imposta por Trump
Governador critica duramente governo federal e primeira-dama após anúncio de taxação de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros
Por Plox
10/07/2025 10h48 - Atualizado há 1 dia
Em meio ao anúncio do governo norte-americano sobre a imposição de uma taxa de 50% sobre os produtos brasileiros, Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, manifestou sua insatisfação pelas redes sociais na noite desta quarta-feira (9). Segundo ele, a medida terá impacto direto sobre os trabalhadores e empresários do Brasil, especialmente em seu estado.

Zema responsabilizou diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Rosangela Silva, conhecida como Janja, e o Supremo Tribunal Federal (STF) pela nova tarifa anunciada por Donald Trump. Em sua publicação, ele afirmou:
“As empresas e os trabalhadores brasileiros vão pagar, mais uma vez, a conta do Lula, da Janja e do STF. Ignorar a boa diplomacia, promover perseguições, censura e ainda fazer provocações baratas vai custar caro para Minas e para o Brasil”
.
O presidente dos Estados Unidos divulgou, por meio de carta oficial, que a tarifa será aplicada a partir do dia 1º de agosto. O comunicado foi feito também na quarta-feira (9) e traz uma justificativa polêmica: segundo Trump, a decisão se baseia na atuação do Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele classificou a situação como “uma vergonha internacional”.
A resposta crítica de Zema ocorre em um contexto de crescentes tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, reforçadas pelas ações internas do governo brasileiro e o julgamento de Bolsonaro no STF. A nova tarifa representa um dos maiores aumentos já registrados contra produtos do país, ampliando o impacto nas exportações e gerando reação imediata de políticos da oposição ao governo federal.