Presença do homem é importante durante o parto

Por Plox

10/08/2019 10h35 - Atualizado há mais de 4 anos

Ser pai é um ato de responsabilidade que exige parceira e amor ao filho que nasce. O envolvimento ativo dos homens em todas as fases, desde a gestação até o cuidado após o nascimento, proporciona saúde e bem-estar, além de fortalecer os vínculos saudáveis entre todos da família. Durante o parto, a participação do pai traz benefícios como o estímulo ao parto normal, a redução do trabalho de parto, o alívio do medo e a tensão, além de reduzir as chances de depressão pós-parto. E quem sabe bem disso é o motorista, Elismar Santana, que é pai do Bento de nove meses. Apesar de não ter assistido a todo o parto do filho, porque sua esposa teve uma complicação de pressão alta, ele conta que estar naquele momento foi essencial.

Foto: Reproduçãodownload

“Quando foi na hora do parto, ela teve um pico de pressão muito alto. Foi o momento que já estava fazendo o procedimento. Em determinado momento, eles pediram para me retirar porque teriam de fazer um procedimento que eu não poderia ver, por segurança. E eu tive força, o médico me deu tranquilidade de que ia ocorrer tudo bem. Quando eu o vi na minha mão, que eu fui o primeiro pegar depois que estava no berço, é uma coisa incrível! A hora que eu vi aquele bebê, que eu fui o primeiro a pegar depois dos médicos, aquela criatura na minha mão... é uma coisa incrível”.

Os pais e parceiros podem participar do pré-parto, parto e pós-parto se for escolha da gestante. Isso é um direito garantido pela Lei do Acompanhante, Lei 11.108/2005º. Para apoiar esse acompanhamento, o Ministério da Saúde possui diretrizes para profissionais e gestores de saúde, com várias orientações para o pré-natal, nascimento e todo o ciclo de vida. 

Destaques