Pacientes de Ipatinga representam 42% dos internados por Covid-19 na cidade

São 50 munícipes e 40 vêm de diversas cidades

Por Plox

10/08/2020 18h59 - Atualizado há mais de 3 anos

A taxa de ocupação dos leitos disponíveis (120), que chegou a ser de 100% em alguns momentos, atualmente está em 75%. Do total de 90 pacientes internados em leitos Covid-SUS, de UTI e Enfermaria, hoje, pouco mais da metade são da cidade, sendo os demais de outros locais. São 50 munícipes e 40 vêm de diversas cidades. Se fossem considerados apenas os pacientes locais, a taxa de ocupação seria de 42%.

Microrregião 

O município de Ipatinga é habilitado na Gestão Plena do Sistema Municipal (GPSM) e tem capacidade de ofertar a totalidade dos serviços constantes do primeiro nível de referência com suficiência não só para os seus habitantes mas para a população de outros municípios inseridos na sua microrregião.

Leitos ocupados ipatinga - Divulgação PMIFoto: Divulgação PMI / Arquivo

 

Dentro desse contexto, levando em conta os pacientes da microrregião de saúde de Ipatinga, que é constituída de 14 municípios, estão internadas atualmente, na cidade, 72 pessoas em leitos de UTI e Enfermaria, o que representa um percentual de ocupação de 60%. Além de Ipatinga, fazem parte da microrregião os municípios de Açucena, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Dom Cavati, Iapu, Ipaba, Joanésia, Mesquita, Naque, Periquito, Santana do Paraíso e São João do Oriente.

Outros internados

Além dos 72 pacientes da microrregião de saúde de Ipatinga, estão internados na rede de saúde local mais 18 doentes, oriundos de outras microrregiões. Apenas este contingente de pessoas representa 20% na taxa de ocupação de leitos. Somente da microrregião de Coronel Fabriciano/Timóteo (com oito municípios), são 11 pacientes. Além destes dois municípios do Vale do Aço, compõem essa microrregião as cidades de Antônio Dias, Córrego Novo, Dionísio, Jaguaraçu, Marliéria e Pingo D’água.

Estão internados ainda em Ipatinga, neste momento, em leitos de Covid-SUS, de UTI e Enfermaria, sete pacientes de outras cidades. Eles vêm das microrregiões de Governador Valadares, Teófilo Otoni e Caratinga.
 

Destaques