Cerca de 100 mortos após ataque israelense atingir escola em Gaza, diz agência palestina
Conflito entre Israel e Hamas resulta em nova tragédia envolvendo civis desabrigados
Por Plox
10/08/2024 10h19 - Atualizado há cerca de 1 mês
Cerca de 100 palestinos perderam a vida e dezenas ficaram feridos após um ataque aéreo israelense atingir uma escola na Cidade de Gaza, conforme relatado pela agência oficial de notícias da Palestina neste sábado (10).
Escola atingida abrigava deslocados
O ataque, de acordo com o escritório de mídia do governo de Gaza, que é administrado pelo grupo Hamas, teve como alvo uma escola onde pessoas desabrigadas estavam abrigadas e realizando as orações de Fajr, ao amanhecer. A escola Al-Taba'een, localizada no bairro de Daraj Tuffah, servia como refúgio para moradores da região.
Justificativa israelense
O exército israelense, por outro lado, declarou que o ataque teve como objetivo um "centro de comando e controle" do Hamas, que estaria operando dentro da escola atingida. Segundo as forças israelenses, o local servia como esconderijo para terroristas e comandantes do Hamas.
"A Força Aérea de Israel atacou com precisão os terroristas do Hamas que operavam dentro de um centro de comando e controle do Hamas localizado na escola Al-Taba'een e adjacente a uma mesquita em Daraj Tuffah, que serve de abrigo para os moradores da Cidade de Gaza," afirmou o exército israelense em comunicado.
Medidas de precaução
As autoridades militares israelenses também ressaltaram que "várias medidas foram tomadas para mitigar o risco de ferir civis, incluindo o uso de munições precisas, vigilância aérea e informações de inteligência," na tentativa de justificar o ataque ao local onde civis palestinos estavam abrigados.