Minas Gerais adota novo modelo de urnas eletrônicas em 693 cidades nas eleições de 2024
Versões atualizadas trazem design moderno, tela touchscreen e melhorias em segurança e desempenho
Por Plox
10/08/2024 07h28 - Atualizado há cerca de 1 mês
Quase 700 cidades em Minas Gerais irão utilizar um novo modelo de urna eletrônica nas eleições municipais de 2024, um marco significativo no processo de modernização do sistema eleitoral no estado. No total, 761 dos 853 municípios mineiros adotarão as urnas dos modelos 2020 e 2022, abrangendo 85% do total de urnas utilizadas no estado.
Principais mudanças e atualizações
Os modelos 2020 e 2022 são idênticos em termos de funcionalidade, com a única diferença sendo o ano de fabricação. As urnas fabricadas em 2020 já foram usadas nas eleições de 2022, enquanto as de 2022 estrearão este ano. Ambas as versões são equipadas com um terminal de mesário com tela touchscreen de alta definição, além de serem mais ergonômicas e rápidas, com um processador 18 vezes mais potente que o modelo anterior. Melhorias na criptografia também foram implementadas para garantir maior segurança no processo eleitoral.
Ainda em fase de testes, a funcionalidade que exibe a foto do eleitor não estará disponível em todos os municípios. Entretanto, estas atualizações refletem um esforço contínuo para modernizar o sistema eleitoral e proporcionar uma experiência mais fluida e segura tanto para os eleitores quanto para os operadores das urnas.
Uso das urnas antigas e descarte programado
Enquanto as novas urnas serão amplamente adotadas, alguns municípios ainda utilizarão o modelo de 2015, agora o mais antigo em circulação. Essas urnas, no entanto, estão próximas do fim de sua vida útil, que é de aproximadamente dez anos. Este ano, 19.744 urnas do modelo 2009 serão descartadas em Minas Gerais, e, em 2025, espera-se o descarte de mais 17.147 equipamentos dos modelos de 2010 e 2011.
Abrangência nacional e impacto em Minas Gerais
Em nível nacional, 77% das urnas utilizadas serão dos modelos 2020 e 2022, destacando o compromisso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em modernizar o processo de votação. Minas Gerais, com sua vasta extensão territorial e grande número de eleitores, é um dos estados que mais receberá esses novos equipamentos, assegurando que o processo eleitoral seja conduzido com tecnologia de ponta.
Cidades que utilizarão os novos modelos de urnas
A lista das 693 cidades que irão utilizar as novas urnas inclui grandes centros urbanos como Belo Horizonte, Betim e Contagem, além de uma vasta quantidade de municípios menores espalhados por todo o estado. Essa distribuição garante que a maioria dos eleitores mineiros terá acesso às mais recentes inovações tecnológicas no dia da eleição.
Dentre os municípios que adotarão as novas urnas estão:
- Belo Horizonte
- Betim
- Contagem
- Juiz de Fora
- Uberlândia
- Montes Claros
- Governador Valadares
- Ipatinga
- Uberaba
- Divinópolis