Casal morre em queda de parapente no Parque da Cidade, em Niterói
Luan e Vanessa, que já haviam saltado no local, morreram na hora e deixam filha de 3 anos
Por Plox
10/08/2025 15h24 - Atualizado há 3 dias
Um casal morreu após a queda de um parapente no Parque da Cidade, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, na tarde desta sexta-feira (8). Luan Calor Cannelas Gomes da Silva e Vanessa do Nascimento Alves, que deixam uma filha de 3 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

Cinco dias antes do acidente, Luan já havia realizado um salto no mesmo ponto. Nas redes sociais, ele publicou registros em que aparecia voando com pelo menos outras duas pessoas. Conhecido como piloto de parapente, ele divulgava voos no Parque da Cidade, em Itacoatiara e em Maricá.
Após a tragédia, a Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop) suspendeu as atividades nas rampas de voo do Parque da Cidade. A medida foi acompanhada pela Guarda Municipal Ambiental, que interditou imediatamente as pistas e auxiliou os bombeiros durante a tentativa de resgate. Placas foram instaladas para alertar sobre a necessidade de contratar pilotos credenciados.
A fiscalização da prática de voo livre é responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Aeronáutica. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que, desde o início do ano, solicita apoio para intensificar a fiscalização no Parque da Cidade e em outras pistas do município, onde a atividade é realizada por clubes de parapente.