Queda de avião de pequeno porte deixa dois mortos
Acidente ocorreu em Santo Amaro do Maranhão e matou piloto e passageira; aeronave pertencia ao deputado estadual Francisco Nagib.
Por Plox
10/08/2025 12h15 - Atualizado há 2 dias
Na tarde de sábado (9), um avião de pequeno porte, do tipo anfíbio, caiu na região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, próximo ao município de Santo Amaro do Maranhão, a cerca de 251 km de São Luís. O acidente resultou na morte de duas pessoas.

As vítimas foram identificadas como Victor Manoel Brito, piloto da aeronave, e Bruna Emanoely. De acordo com informações preliminares, eles eram os únicos ocupantes do voo e foram encontrados sem vida no local do impacto.

O avião era um modelo SUPER PETREL LS, fabricado em 2012, com classe anfíbio e motor convencional. Conforme registro no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave pertencia ao deputado estadual Francisco Nagib Buzar de Oliveira (PSB), filho do prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT).
Ainda não há confirmação oficial sobre o que teria provocado a queda. A área foi isolada para atuação das equipes de resgate e início das investigações, que ficarão a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aeronaves anfíbias são projetadas para operar tanto em superfícies sólidas quanto aquáticas, permitindo pousos e decolagens em pistas convencionais ou hidropistas, como lagos e mares.
Nas redes sociais, o deputado Francisco Nagib expressou pesar e solidariedade às famílias das vítimas.
"Eu e minha família estamos muito tristes e abalados com o trágico acidente envolvendo uma aeronave de minha propriedade (...) Infelizmente, o acidente resultou na morte de duas pessoas. Manifesto meus mais profundo sentimento de pesar às famílias das vítimas, em especial à família Britto, pela perda irreparável de seu filho, Victor Manoel Britto (...) Lamento profundamente este trágico acidente e me solidarizo com as famílias e amigos, rogando a Deus que os conforte e fortaleça seus corações neste momento tão doloroso"
.
O Cenipa foi acionado para apurar as circunstâncias da queda, mas ainda não divulgou informações sobre possíveis causas.