Ministério Público faz nova denúncia de corrupção contra Lula; irmão dele também é acusado

Três executivos da construtora Odebrecht também foram denunciados

Por Plox

10/09/2019 08h20 - Atualizado há mais de 4 anos

O documento, encaminhado nesta segunda-feira (9), também acusa um dos irmãos dele, José Ferreira da Silva (conhecido como Frei Chico). O irmão de Lula também é acusado do mesmo crime:  corrupção passiva.

Assim como o ex-presidente, Frei Chico,  também é sindicalista. Segundo as investigações, ele fez uso de sua carreira no setor do petróleo, para desviar R$ 1.131.333,12, por meio de pagamento de 'mesada', paga pela construtora.

Foto: Agência Brasil983708-05112015-dsc 3043

Ainda segundo o MP, o acordo de corrupção entre a Construtora Odebrecht e Lula daria ao ex-presidente um “pacote” de vantagens, incluindo esse “benefício” ao irmão dele.

Em troca, Lula garantiria saída de dinheiro do Governo Federal para a Construtora. 

 A defesa do ex-presidente Lula divulgou uma nota na qual afirma que a nova denúncia oferece "as mesmas e descabidas acusações já apresentadas em outras ações penais contra o ex-presidente".

Foto: DivulgaçãoWhatsApp Image 2019-09-10 at 08.17.47Lula e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em evento em Porto Alegre.

Veja a nota :

A denúncia oferecida hoje (09/09/2019) em São Paulo pelos procuradores da franquia “Lava Jato” contra Lula repete as mesmas e descabidas acusações já apresentadas em outras ações penais contra o ex-presidente, em especial, a ação penal nº 5063130-17.2016.4.04.7000 (caso do imóvel que nunca foi destinado ao Instituto Lula), que tramita perante a 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba e a ação penal nº 1026137-89.2018.4.01.3400/DF, que tramita perante a 10ª. Vara Federal Criminal de Brasília (caso Janus).
Lula jamais ofereceu ao Grupo Odebrecht qualquer “pacote de vantagens indevidas”, tanto é que a denúncia não descreve e muito menos comprova qualquer ato ilegal praticado pelo ex-presidente. Mais uma vez o Ministério Público recorreu ao subterfúgio do “ato indeterminado”, numa espécie de curinga usado para multiplicar acusações descabidas contra Lula. O ex-presidente também jamais pediu qualquer vantagem indevida para si ou para qualquer de seus familiares.
A denúncia sai no dia seguinte de graves revelações pelo jornal Folha de S. Paulo de atuação ilegal da Lava Jato contra Lula, mostrando a ocultação de provas de inocência e ação indevida e ilegal voltada a romper a democracia no país.
O uso de processos criminais e a repetição das mesmas e descabidas acusações em processos diferentes comprova que Lula é vítima de “lawfare”, que consiste no abuso das leis e dos procedimentos jurídicos para promover perseguições política.

Destaques