Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Reforma tributária propõe alterações para igrejas e partidos

Entidades sem fins lucrativos, serviços sociais e fundações também podem ser impactadas pela mudança na cobrança de PIS/Pasep.

10/09/2023 às 14:07 por Redação Plox

A proposta da Reforma Tributária em discussão pode resultar na eliminação da cobrança de PIS/Pasep sobre a folha de pagamento para determinados grupos de contribuintes, entre os quais se incluem igrejas, partidos políticos, sindicatos e condomínios residenciais e comerciais.

 

Pixabay

Cenário atual e propostas

Atualmente, esses contribuintes pagam uma alíquota de 1% sobre a folha de pagamento. A Reforma Tributária visa abolir cinco tributos. Dentre eles, está o PIS, cuja receita é direcionada ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para sustentar programas como o seguro-desemprego, abono salarial e financiamento de iniciativas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O PIS será reformulado juntamente com a Cofins para criar a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Esta contribuição incidirá sobre vendas de bens e serviços, e uma parte de sua arrecadação será destinada ao FAT. A expectativa é que o PIS seja extinto até 2027.

Opiniões de especialistas

Daniel de Paula, especialista tributário do IOB, referindo-se ao texto da PEC 45 que foi aprovado na Câmara e está sob análise no Senado, afirmou: "É preciso aguardar para avaliar se esse tema agora será tratado pelo Senado. Se não houver nenhuma exceção, o entendimento é que tais entidades não contribuirão mais com 1% sobre a folha".

Em relação à contribuição sobre a folha de salários, Maria Carolina Bachur, sócia do escritório Lobo de Rizzo, disse que algumas entidades têm imunidade e que a cobrança do PIS funciona como uma contribuição única para abordar essas duas questões.

Visão geral

Além das alterações relacionadas ao PIS, a reforma também discute outros pontos tributários, como o fim da cobrança do Pasep de 1% sobre as receitas governamentais de entidades jurídicas de direito público, entre as quais estão a União, estados e municípios. No entanto, essa alteração, que fazia parte da proposta da PEC 110, não foi incorporada ao texto da PEC 45.

Ao avaliar a situação, especialistas e fontes, como o IOB e a Receita Federal, forneceram informações detalhadas sobre os contribuintes do PIS/Pasep, a base de cálculo do tributo e a alíquota atualmente aplicada.

Compartilhar a notícia

para você
Elon Musk alega que foi forçado a ocultar ordens de suspensão de contas por Alexandre de Moraes
POLíTICA

Elon Musk diz que Moraes pediu para dizer que suspensões eram por termos de uso da plataforma

Declarações sem provas sugerem que suspensões no X (ex-Twitter) foram impostas pelo ministro do STF

Barroso prestigia show de Caetano em Brasília antes de deixar presidência do STF
FAMOSOS

Barroso prestigia show de Caetano em Brasília antes de deixar presidência do STF

Ministro esteve no Na Praia Festival e será sucedido por Edson Fachin no comando do Supremo em setembro

 A vacina é a principal forma de prevenir a infecção por HPV que é a principal causa de câncer de colo de útero  Amira Hissa/ PBH
SAúDE

Conscientização e vacinação: armas contra o HPV no Brasil

Especialistas reforçam a segurança e eficácia da vacina do HPV na prevenção de diversos tipos de câncer

Concurso da Polícia Penal do ES terá 600 vagas com salário inicial acima de R$ 5 mil
EMPREGO

Concurso da Polícia Penal do ES terá 600 vagas com salário inicial acima de R$ 5 mil

Provas estão previstas para novembro e exigem nível médio e CNH categoria B; edital será divulgado ainda em setembro