Governo de Minas autoriza nomeação de mais 92 profissionais para carreira da Polícia Civil

Novas nomeações ampliam quadro da Polícia Civil para fortalecer investigações e segurança em todo o estado

Por Plox

10/09/2024 19h22 - Atualizado há 25 dias

O Governo de Minas Gerais autorizou, nesta segunda-feira (9/9), a nomeação de 92 candidatos excedentes aprovados no Concurso Público da Polícia Civil, referente ao edital nº 4/2021, para o cargo de Escrivão de Polícia. Essa ação visa fortalecer as unidades policiais das delegacias regionais da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), conforme determinação do governador Romeu Zema.

Foto: Divulgação/PCMG

Reforço nas delegacias

Com a inclusão dos novos profissionais, o objetivo é aprimorar as investigações de crimes e ampliar a segurança para a população mineira. "Os novos profissionais vão reforçar os quadros de servidores da instituição em todo o estado, aprimorando os trabalhos de investigação de crimes para maior segurança dos mineiros", destacou o governador Romeu Zema. Ele ainda ressaltou o compromisso do governo com a responsabilidade financeira: "Com responsabilidade, seguimos com o compromisso e com o equilíbrio financeiro de Minas, sem deixar de lado os nossos quadros efetivos para fortalecer a segurança do povo mineiro".

Foco na reposição de cargos e plano de recuperação

A decisão foi tomada durante reunião ordinária do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), que definiu que as nomeações devem priorizar a reposição de cargos vagos, que já foram ocupados anteriormente ou que estejam previstas no plano de recuperação econômica do estado. Isso reflete que as medidas para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) não afetarão a continuidade das contratações na área de segurança.

Expansão das vagas na Polícia Civil

Nos últimos cinco anos, o Governo de Minas tem mantido um diálogo constante para atender às demandas da PCMG, o que resultou na entrada de 2.163 novos servidores nas carreiras policiais e administrativas, sendo 569 apenas em 2023. Recentemente, foram publicados mais quatro editais para o provimento de carreiras na Polícia Civil, com inscrições abertas a partir de 21/10. Os editais preveem a contratação de novos delegados, investigadores de polícia, médico-legistas e peritos criminais, totalizando 255 vagas.

Atribuições do Escrivão de Polícia I

O cargo de Escrivão de Polícia I faz parte da série inicial da carreira na PCMG. Entre suas atribuições estão: lavrar autos de prisão em flagrante, registrar declarações, depoimentos e informações em procedimentos de polícia judiciária, além de expedir e subescrever notificações, intimações, ofícios, ordens de serviço, requisições e outros atos administrativos.

Essas medidas integram o esforço contínuo do Governo de Minas para garantir que o efetivo policial esteja sempre preparado e adequado às necessidades de segurança do estado, reforçando o compromisso com a segurança pública e com a prestação de serviços à sociedade.

Destaques