Rádio Vanguarda de Ipatinga migra para faixa FM 91,3
O processo de migração, autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Ministério das Comunicações, ocorreu no contexto de transição das rádios AM brasileiras para FM
Por Plox
10/09/2024 10h02 - Atualizado há 8 meses
O dia 01 de setembro de 2024 foi histórico e marcante para a Rádio Vanguarda. É que nessa data, a emissora, uma das pioneiras no Vale do Aço, com sede em Ipatinga, migrou para FM, na frequência 91,3, e encerra a transmissão em ondas médias (AM 1170), até então no ar desde 1981.

O processo de migração, autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Ministério das Comunicações, ocorreu no contexto de transição das rádios AM brasileiras para FM, estabelecido pelo Decreto 8.139/13.
De acordo com a diretoria da rádio, a nova frequência de transmissão da Vanguarda visa oferecer um sinal com mais qualidade e menos interferência. “Essa transição representa uma evolução significativa para a emissora que, mesmo com a mudança de faixa do AM para FM, manterá sua identidade jornalística e esportiva, além de música, entretenimento e prestação de serviço”, diz o comunicado da rádio.
História
A Rádio Vanguarda foi fundada pelo radialista e jornalista, Ulisses Nascimento, em sociedade com o empresário Ronaldo de Souza.
A emissora iniciou suas operações em caráter experimental no dia 1º de dezembro de 1981, e foi inaugurada oficialmente em 28 de abril de 1982.
A Vanguarda é considerada uma das emissoras de maior audiência no Vale do Aço e está entre as principais do estado de Minas Gerais.