Casa Branca alerta empresários: risco em investir no Brasil

Durante fórum em Washington, governo Trump desaconselha aportes devido à atuação de magistrados brasileiros

Por Plox

10/09/2025 22h57 - Atualizado há 3 dias

Durante o Fórum de Desenvolvimento do Lide, realizado em Washington, empresários ouviram um alerta direto do governo norte-americano sobre os riscos de investir no Brasil.


Imagem Foto: Pixabay


Michael Jensen, diretor sênior para assuntos do Hemisfério Ocidental no Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca e responsável pela América Latina, afirmou que o ambiente político brasileiro tem limitado oportunidades financeiras. Ele destacou que há 'juízes fora de controle', situação que, segundo ele, coloca em xeque a segurança de empresas dos Estados Unidos no país.



“Quando o governo dos Estados Unidos têm que intervir em favor de empresas contra juízes fora do controle, que colocam pessoas na cadeia sem prisão, tentam tirar direitos constitucionais e roubam dinheiro das companhias, esse não é o tipo de ambiente que recomendamos a ninguém”

, declarou Jensen ao público presente.

O representante da Casa Branca, que também é tenente-coronel reformado da Força Aérea dos EUA, não citou nominalmente quais magistrados estariam sendo alvo das críticas. Entretanto, a fala ocorre logo após os Estados Unidos suspenderem os vistos de oito ministros do Supremo Tribunal Federal: Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.


Além disso, o ministro Alexandre de Moraes foi incluído na Lei Magnitsky, ferramenta internacional usada pelos EUA para sancionar pessoas acusadas de violações de direitos humanos. Moraes é o responsável por medidas que envolvem multas e bloqueios de perfis em grandes plataformas digitais, além de ser relator de inquéritos polêmicos, como o do suposto golpe de Estado.



Jensen reforçou que, diante desse cenário, não considera o Brasil um destino seguro para aportes internacionais no momento. \"Infelizmente, as oportunidades agora estão limitadas pelo ambiente político\", concluiu em sua fala no fórum.


Destaques