Coronel Fabriciano inicia Campanha Antirrábica com vacinação gratuita de cães e gatos
Imunização começa em 13 de setembro e segue até outubro em diversos pontos da cidade
Por Plox
10/09/2025 16h28 - Atualizado há 6 dias
A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, dará início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2025 no próximo sábado, 13 de setembro. A ação tem como objetivo proteger cães e gatos contra a raiva, prevenindo riscos para a saúde pública e garantindo o bem-estar animal. A vacinação é gratuita e acontecerá em diferentes pontos do município até o mês de outubro.

Nos dias 13 e 14 de setembro, das 8h às 17h, a campanha começa na Serra dos Cocais, em sistema casa a casa realizado pelos agentes de saúde. Já na zona urbana, os atendimentos serão feitos em pontos fixos, sempre das 12h às 17h, nos dias 20 e 27 de setembro e 4 e 11 de outubro.
Podem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. Animais com menos de três meses ou em período de gestação não devem receber a dose. A recomendação é que os bichos sejam conduzidos por adultos, com coleira e guia. Cães agressivos devem usar focinheira, e gatos devem ser transportados em caixas apropriadas para evitar acidentes. Crianças e idosos não devem levar os animais aos pontos de vacinação.

A raiva é uma doença viral grave, transmissível ao ser humano por mordidas, arranhões ou lambidas de animais contaminados. Após o surgimento dos sintomas, a taxa de letalidade é praticamente de 100%, o que torna a imunização a principal forma de prevenção.
O coordenador do Setor de Controle de Zoonoses e Endemias de Coronel Fabriciano, Adelson Arruda, destaca que após o término da campanha um ponto fixo continuará funcionando até o fim dos estoques. \"Após o dia 11 de outubro, quem não conseguiu vacinar poderá procurar o Setor de Controle de Zoonoses e Endemias, na Rua Nova Almeida, 60, Bairro Giovanini\", explicou.
A Campanha de Vacinação Antirrábica acontecerá em diferentes locais da cidade, incluindo escolas, praças, igrejas e unidades de saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3406-7432.