Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

PM do Rio indica dois policiais por morte de jovem em festa junina no Santo Amaro

Herus Guimarães Mendes morreu durante operação policial em junho; sargento do Bope admitiu ter disparado 13 vezes

10/09/2025 às 19:35 por Redação Plox

A Corregedoria da Polícia Militar indiciou dois agentes pela morte de Herus Guimarães Mendes, ocorrida em 7 de junho durante uma festa junina na comunidade Santo Amaro, Zona Sul do Rio de Janeiro. Além da vítima, outras cinco pessoas ficaram feridas na ação.


Imagem Foto: Reprodução

Um dos indiciados é o sargento Daniel Sousa Silva, do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Em depoimento, ele admitiu ter efetuado 13 disparos após, segundo sua versão, a equipe ser atacada por criminosos armados. O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público junto à Auditoria de Justiça Militar, mas o relatório da Corregedoria não chegou a ser divulgado no Boletim Interno da corporação.


O Ministério Público do Rio aguarda a conclusão do inquérito conduzido pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) e deve ouvir novas testemunhas nesta semana, por meio do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp/MP). Até o momento, cerca de 12 pessoas já prestaram depoimento, incluindo investigados, familiares e testemunhas. A Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (DEDIT/MPRJ) trabalha na análise de registros coletados e na produção de um modelo tridimensional do local dos fatos.


No dia seguinte à operação, o governador Cláudio Castro (PL) determinou a exoneração dos comandantes do Bope e do Comando de Operações Especiais (COE), além do afastamento de 12 policiais. Três meses depois, o então comandante do Bope, coronel Aristheu de Goes Lopes, foi nomeado para o cargo de superintendente de Gestão Integrada da PM.


Em depoimento na 9ª DP (Catete), Daniel Sousa Silva afirmou ter sido o único a atirar na madrugada do dia 7, na Rua Marília Toninni, no alto do morro. Segundo ele, os disparos foram resposta a tiros de traficantes contra a equipe, contrariando a primeira nota oficial da PM, que dizia não haver registros de disparos feitos por policiais naquela noite. A ação aconteceu enquanto a comunidade recebia visitantes em uma festa junina tradicional.


Compartilhar a notícia

para você
Receita  Federal implantará sistema muito mais potente que o Pix para cobrança de impostos
ECONOMIA

Receita Federal implantará sistema muito mais potente que o Pix para cobrança de impostos

Nova plataforma digital, 150 vezes maior que o PIX, será a base dos futuros tributos sobre consumo e deve entrar em operação plena a partir de 2027

Serra dos Cocais recebe festival de inverno com música e gastronomia em Coronel Fabriciano
LAZER

Serra dos Cocais recebe festival de inverno com música e gastronomia em Coronel Fabriciano

Evento será realizado nos dias 12 e 13 de julho com shows, área kids, missa campal e produtos típicos da região

Miley.jpg
FAMOSOS

Miley Cyrus diz que não quer ser mãe e critica: "Acham que sou fria e sem coração"

A cantora afirmou que a questão ambiental é um dos motivos da decisão

WhatsApp-Image-2019-06-19-at-15.42.jpg
EDUCAçãO

Mito ou verdade: PM não pode entrar em universidades?

A repressão das forças policiais na época da ditadura faz com que a dúvida persista até os dias de hoje