Polícia

Frango vencido há 8 anos é encontrado em mercado no RS

Fiscalização do Ministério Público apreende centenas de quilos de produtos irregulares em Alecrim, incluindo carnes e bebidas vencidas

10/10/2025 às 17:19 por Redação Plox

Uma ação conduzida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) revelou uma grave infração sanitária em Alecrim, no interior do estado, onde foi encontrado um frango congelado com validade expirada há oito anos.


Imagem Foto: Divulgação/MPRS

A descoberta ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na última quarta-feira (8/10), em um estabelecimento comercial da cidade. Durante a vistoria, promotores e agentes constataram o armazenamento irregular de uma grande quantidade de alimentos e bebidas impróprios para consumo humano.


Ao todo, 675 quilos de produtos foram recolhidos, entre eles carnes, ovos, queijos, mel, leite e feijão — muitos sem procedência ou com a data de validade já expirada. Também foram apreendidos itens como vinho, cachaça e banha, todos em desacordo com as normas sanitárias.


Além dos alimentos, unidades de álcool de venda proibida e medicamentos vencidos, cuja comercialização é ilegal, foram encontrados durante a operação, reforçando a gravidade da situação.


"Foram identificados produtos vencidos, sem rótulo, sem origem e com embalagens adulteradas, colocando em risco a saúde pública\

, informou o Ministério Público do RS.

Essa fiscalização fez parte de uma operação mais ampla realizada no dia anterior (7/10), também em Alecrim, onde aproximadamente 25 toneladas de produtos inadequados para consumo foram apreendidas. Na ocasião, as autoridades localizaram 14 toneladas de bebidas com rótulos alterados, sem origem conhecida ou já fora do prazo de validade.


A sequência de operações reforça o compromisso do MPRS em coibir práticas que representem risco à população e garantir que os estabelecimentos comerciais cumpram as normas legais e sanitárias estabelecidas.


Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a