Projeto Pedra Mole Estação das Artes recebeu quase 2 mil visitantes em 2025
Iniciativa cultural une história, arte e educação patrimonial em Ipatinga
Por Plox
10/10/2025 11h48 - Atualizado há 2 dias
Durante os meses de maio a setembro de 2025, o projeto Pedra Mole Estação das Artes – em sua terceira edição – proporcionou uma experiência enriquecedora a estudantes, professores e famílias ao conduzi-los por um resgate da história ferroviária do Vale do Aço, especialmente da antiga Estação Pedra Mole, localizada em Ipatinga.

A iniciativa, promovida pelo Grupo Teatral Boca de Cena e patrocinada pela Usiminas via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, recebeu um público expressivo: quase duas mil pessoas participaram das atividades, entre elas alunos de 31 escolas da região.

A proposta central do projeto foi estimular a educação patrimonial, aproximando a comunidade dos marcos históricos locais e incentivando o conhecimento sobre o desenvolvimento de Ipatinga e sua relação com a ferrovia e com a fundação da Usiminas. As visitas guiadas foram acompanhadas por apresentações da intervenção cênica



Essa encenação, que percorre 650 metros até as ruínas da estação, trouxe à tona narrativas que retratam a vida e as histórias das pessoas envolvidas na construção da antiga ferrovia. No elenco, participaram os atores Bárbara Pavione, Cláudio Oliver, Daniela Alves, Luis Yuner, Mari Antonacci e Claudinei de Souza, este último também responsável pela direção artística. A direção geral ficou sob os cuidados de Marilda Lyra.

Elias Ferreira, professor da Escola Municipal Profº Mário Casassanta, no bairro Ipaneminha, destacou a importância do projeto para seus alunos:
“Trazer as crianças para conhecer a Pedra Mole é também proporcionar a elas conhecer a construção de Ipatinga, uma cidade que se desenvolveu através da ferrovia e também da fundação da Usiminas. É uma oportunidade de conhecer a própria história”
.

Claudinei de Souza, diretor do Grupo Boca de Cena, celebrou a recepção do público e o impacto das ações:
“Encerramos mais uma temporada incrível, levando a comunidade a mergulhar na história do Vale do Aço, por meio das histórias que envolvem a Estação Pedra Mole. A interação do público sempre enriquece ainda mais as visitas guiadas”
.
Já Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, destacou o valor social e cultural do projeto:
“Para nós é motivo de muito orgulho receber as escolas e apoiar iniciativas que reforçam mensagens de educação patrimonial, ainda mais em um espaço cujo a história se confunde com a nossa. Isso reafirma o nosso propósito em ser bons vizinhos da comunidade”
.
O sucesso da iniciativa reafirma a importância de ações culturais que valorizam a memória local e aproximam diferentes gerações do patrimônio histórico da região.