Exposição no MAM reúne obras de artista mineiro

Amilcar de Castro é destaque em mostra patrocinada pela Ternium Brasil

Por Plox

10/11/2019 09h52 - Atualizado há mais de 4 anos

Entra em cartaz a exposição “Força Precisão Leveza – aço e criação artística” a partir do dia 09/11, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A mostra destaca o uso do aço como material na produção de peças de três grandes artistas, de diferentes gerações: o mineiro Amilcar de Castro (1920-2002), o austríaco Franz Weissmann (1911-2005) e o fluminense Waltercio Caldas (1946). A exposição tem o patrocínio da Ternium Brasil, mantenedora do Museu, e o apoio do IED (Istituto Europeo di Design), que desenvolveu a programação visual e expografia, junto com o curador.

Com curadoria de Franklin Espath Pedroso, a mostra reúne 28 obras de arte em uma área de 1.800 metros quadrados no segundo andar do Museu. Essa é uma exibição de obras de arte que busca propor ao público uma reflexão sobre o uso do aço nas esculturas feitas por esses artistas, seus diferentes processos e abordagens, e de que maneira eles desenvolveram em seu processo inventivo questões como leveza, equilíbrio, geometria e matemática.

obra1 Foto: Divulgação

Um dos destaques da exposição, Almicar de Castro, é um escultor, designer e artista plástico mineiro que frequentou a Escola Guinard entre 1944 e 1950, onde estudou desenho com Alberto da Veiga Guignard e escultura figurativa com Franz Weissmann. Em sua trajetória artística, passou dos desenhos para a tridimensionalidade, produzindo obras inovadoras. Amilcar de Castro é considerado pelos críticos e historiadores da arte um dos escultores construtivos mais representativos da arte brasileira contemporânea.

Na mostra, o curador buscou aproximar o trabalho dos três artistas: “São três gerações diferentes e com um rico universo, e reunimos pela primeira vez este conjunto de esculturas, em que o público poderá observar a versatilidade e o desenvolvimento deste material neste período da história da arte brasileira”, diz Franklin Pedroso.

De Amilcar de Castro, estarão expostas 11 obras, de tamanhos variáveis, sendo a mais antiga delas de 1955: “Shiva” (1955), em ferro, 90x150x155cm, que há décadas não era vista em exposições. Além do acervo do Instituto Amilcar de Castro, estarão esculturas pertencentes à Pinakotheke Cultural, e da Coleção do MAM.

obra2 Foto: Divulgação

O presidente da Ternium Brasil, Marcelo Chara, ressalta a importância de apoiar ações que promovem arte e cultura. “Ficamos muito felizes com a oportunidade de colaborar com a realização desta exposição, como mais uma iniciativa para diversificar a percepção do aço no nosso dia a dia, apresentando um novo olhar sobre o uso desse material: a arte”, ressalta Chara. Ainda de acordo com o executivo, “a Ternium tem uma relação muito próxima com Minas Gerais e ter as obras de Amilcar de Castro nesta exposição é um orgulho e uma forma de nos manter conectados com os mineiros”, conclui.

A exposição “Força Precisão Leveza – aço e criação artística” celebra “o ingresso da Ternium Brasil como mantenedora do Museu, ocorrido nos últimos dias de 2018”, destacam Paulo Albert Weyland Vieira e Henrique J. Chamhum, diretores do MAM.

Serviço:

Exposição “Força Precisão Leveza – aço e criação artística”

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Abertura: 9 de novembro de 2019, sábado das 15h às 18h

Até 02 de fevereiro de 2020

Lei de Incentivo à Cultura /Mantenedores do MAM Rio: Petrobras, Ternium, Ministério da Cidadania – Pátria Amada Brasil – Governo Federal. Apoio: IED (Istituto Europeo di Design)

Destaques