Ipatinga promove capacitação para farmácias sobre códigos contra a violência doméstica

Código Sinal Vermelho auxilia mulheres de modo discreto e sigiloso

Por Plox

10/11/2021 16h14 - Atualizado há mais de 2 anos

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu nesta terça-feira (9), no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), uma capacitação voltada para as farmácias, acerca da Lei do Código Sinal Vermelho (nº 4.160/21), já sancionada pelo Executivo e originária de proposta da vereadora Cecília Ferramenta. O instrumento legal estabelece códigos de proteção a mulheres vítimas de violência.

Além dos farmacêuticos e proprietários de drogarias, técnicos da SMAS e a autora do projeto que deu origem à lei, compareceram ao evento uma enviada do grupo de trabalho de mulheres do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), Gisele Leal e, ainda, representantes das Polícias Militar e Civil.

Foto: Divulgação / PMI

 

O que é o Código Sinal Vermelho?  

O Código Sinal Vermelho é uma forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência, em especial doméstica e familiar. Como forma de pedir socorro, elas utilizam na mão um X vermelho, usado principalmente quando há privação de liberdade e cárcere privado.

Foto: Agência Brasília

 

O sinal é usado nas farmácias por ser este um local que geralmente várias das vítimas frequentam, muitas vezes acompanhadas até mesmo do próprio agressor.

Para ser identificada, a vítima irá ao estabelecimento e dirá a palavra “Sinal Vermelho” ou sinalizará com a mão com um X no centro. O atendente, assim que identificar o pedido de socorro, deverá coletar o nome completo, endereço e telefone e ligar imediatamente para a polícia, usando o telefone 190. 

Destaques