Saúde

Colírio aprovado nos EUA promete melhorar visão de perto sem óculos

Aprovado nos EUA, medicamento à base de ciclidina melhora a visão de perto por até dez horas e oferece alternativa à presbiopia, ou vista cansada, atingindo adultos acima dos 40 anos.

10/11/2025 às 10:26 por Redação Plox

Um novo colírio aprovado nos Estados Unidos surge como alternativa para pessoas que têm presbiopia, condição conhecida popularmente como “vista cansada”. O medicamento, de uso diário, atua melhorando o foco para enxergar de perto por até dez horas, o que pode reduzir a necessidade de óculos de leitura.

Lágrima artificial

Lágrima artificial

Foto: Reprodução/TV Globo

Como funciona o colírio para vista cansada

O princípio do novo colírio está na contração da pupila. Esse mecanismo aumenta a nitidez da visão de perto, tornando mais fácil, por exemplo, ler um cardápio ou usar o celular sem recorrer aos óculos.

O que é presbiopia

A presbiopia se manifesta normalmente a partir dos 40 anos, quando a lente natural do olho perde elasticidade. Nessa fase, muitas pessoas passam a afastar objetos para conseguir focalizar melhor o que leem. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, cerca de um quarto da população mundial convive com o problema. O mecanismo dos olhos pode ser comparado ao de uma câmera que, com o tempo, perde a capacidade de ajuste do foco.

Desenvolvimento do medicamento

Eef Schimmelpennink, CEO da empresa responsável pelo produto, explicou que o colírio usa como base a molécula ciclidina. Segundo ele:

“Ela tem sido usada por 40, 50 anos para tratar glaucoma, uma outra doença ocular. Como efeito colateral, eles sempre percebiam que ela diminuía a pupila, e, com isso, as pessoas diziam que a visão de perto melhorava”

Eef Schimmelpennink

Após essa observação em tratamentos para glaucoma, a indústria farmacêutica isolou e ajustou a formulação para direcioná-la ao tratamento da presbiopia. O efeito do colírio surge entre 15 e 20 minutos após a aplicação e dura, em média, dez horas. O uso recomendado é de uma gota ao dia.

Experiência de pacientes

O comerciante Matthew Askinazy foi um dos primeiros a testar o novo colírio. Ele conta que começou a perder a visão de perto aos 40 anos e, inicialmente, só os óculos resolviam o incômodo. Hoje, integra o medicamento à sua rotina:

“Uso quase todos os dias, umas cinco vezes por semana. Nos fins de semana, às vezes não uso, porque não leio tanto. Mas, se vou a uma festa, acabo usando também, afinal, não quero usar os óculos, quero ter uma aparência melhor”

Matthew Askinazy

Indicações e recomendações médicas

De acordo com o oftalmologista David Granet, o colírio pode ser útil para pessoas de diferentes idades, especialmente para aquelas que preferem evitar o uso constante de óculos. Ele ressalta a importância de diferenciar a presbiopia de outras condições oculares que também aparecem com o envelhecimento. Para o médico, restaurar a visão de perto vai além dos benefícios ópticos:

“A perda da função visual em si — isso ninguém encara de forma positiva, ninguém gosta. Restaurar essa função é um presente, algo que faz a pessoa se sentir melhor consigo mesma”

David Granet

Disponibilidade e preço

No momento, o colírio está disponível apenas nos Estados Unidos. Uma caixa, com doses para 25 dias, custa cerca de R$ 420, e a venda só acontece mediante prescrição médica.


Informações relatadas pelo programa Fantástico.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a