Política
Publicidade PUBLICIDADE

COP 30: Candidatos com mandados de prisão são identificados em seleção de trabalhadores

Polícia Federal detecta cinco pessoas procuradas pela Justiça entre candidatos a vagas na COP 30, após checagem de quase 26 mil nomes.

10/11/2025 às 16:15 por Redação Plox

Pelo menos cinco pessoas que se candidataram para trabalhar na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, possuíam mandados de prisão em aberto. A informação foi divulgada pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (10).

Policial federal

Policial federal

Foto: Reprodução PF


Verificação de antecedentes reforça segurança no evento

A corporação realizou uma checagem de antecedentes criminais de profissionais e empresas que pretendem prestar serviços na conferência, marcada para ocorrer em Belém, no Pará. Essa medida faz parte do plano de segurança montado para garantir a integridade do evento.

Segundo a PF, as verificações envolvem o cruzamento de dados criminais e administrativos. Após a análise, os resultados são encaminhados à coordenação da COP 30, que fica responsável por adotar as providências necessárias.

Levantamento identificou outros registros negativos

No total, foram analisados 25.694 nomes entre prestadores de serviço, fornecedores e demais profissionais envolvidos na preparação para a COP 30. Destes, 725 apresentaram algum tipo de registro negativo nos sistemas consultados.

Os cinco identificados com mandados de prisão em aberto não chegaram a ser selecionados para trabalhar no evento.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a