Política
Publicidade PUBLICIDADE

Braga realiza sua primeira eleição suplementar para vereador após morte de Bolívar Della Libera

Irmãos disputam vaga deixada pelo pai em clima de união, na primeira eleição legislativa suplementar do RS, marcada para 7 de dezembro

10/11/2025 às 08:42 por Redação Plox

Na cidade de Braga, no noroeste do Rio Grande do Sul, uma situação inédita marca a política local. Dois irmãos, filhos do vereador Bolívar Della Libera, falecido em julho, disputam uma vaga no legislativo municipal em uma eleição suplementar que será realizada em 7 de dezembro.

Com o falecimento do vereador em 23 de julho, o partido PP (Progressistas) apresentou apenas três candidatos, todos eleitos

Com o falecimento do vereador em 23 de julho, o partido PP (Progressistas) apresentou apenas três candidatos, todos eleitos

Foto: Pixabay


Morte inesperada leva a eleição suplementar

O vereador Bolívar Della Libera estava em seu quarto mandato consecutivo, tendo sido o mais votado em 2020 e presidido a Câmara por três vezes. Após receber diagnóstico de câncer em 2024, enfrentou cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Durante esse período, o filho Everton Della Libera, advogado e presidente do PP local, assumiu a campanha do pai, contribuindo para sua reeleição.

Com a morte de Bolívar em 23 de julho, causada por complicações de saúde, o partido Progressistas (PP) ficou sem suplentes, já que havia lançado apenas três candidatos e todos foram eleitos. Assim, o município de apenas 3.200 habitantes terá uma eleição inédita para preencher a vaga deixada no parlamento local.

Herdeiros de um legado político familiar

Everton Della Libera, de 33 anos, e Vitória Caroline Della Libera, de 25, oficializaram suas candidaturas no início de novembro. Eles concorrem ao cargo ocupado pelo pai até o fim da legislatura, dando continuidade à tradição política da família. A mãe deles, Inez Lorenzatto Della Libera, é vice-prefeita e já comandou a cidade em 2018 durante o afastamento do prefeito titular. A avó dos irmãos, Lourdes Lorenzatto, também ocupou a presidência da Câmara e foi a primeira mulher a assumir a prefeitura durante uma viagem dos titulares.

Parceria e união durante a disputa

Apesar de figurarem como rivais na urna, Everton e Vitória reforçam o clima de colaboração. Vitória, farmacêutica, relata o apoio que vem recebendo da comunidade, especialmente de mulheres e clientes. Segundo ela, a eleição representa a união dos irmãos para honrar o legado do pai. Ambos destacam que não há animosidade entre eles, mas sim uma busca conjunta para representar a família.

Primeira eleição legislativa suplementar no estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul confirmou que esta será a primeira eleição suplementar para uma vaga de vereador na história do estado. A votação ocorrerá em oito locais e treze seções eleitorais, com quinze urnas e a participação de 39 mesários. Apenas os 2.894 eleitores aptos da cidade poderão escolher qual dos irmãos seguirá o trabalho iniciado por Bolívar Della Libera, dentro das regras previstas pelo Código Eleitoral para casos em que não há suplentes disponíveis na Câmara.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a