Política
Publicidade PUBLICIDADE

Lula critica ações militares no Caribe e defende cooperação internacional

Presidente alerta para ameaças de uso da força na América Latina e destaca importância da paz, COP 30 e novo fundo de florestas tropicais durante cúpula na Colômbia.

10/11/2025 às 08:00 por Redação Plox

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste domingo (9) ações militares realizadas na região do Caribe, durante discurso na cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia, realizada em Santa Marta, na Colômbia. Sem citar diretamente os recentes episódios de tensão envolvendo a presença de navios militares dos Estados Unidos na costa venezuelana, Lula ressaltou o uso de estratégias antigas para justificar “intervenções ilegais”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula da Celac, realizada na Colômbia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula da Celac, realizada na Colômbia

Foto: Andrea Puentes/Presidência da Colômbia


Lula pede respeito à paz e ao direito internacional

Na avaliação do presidente, a ameaça do uso da força ganhou novo espaço no cotidiano da América Latina e do Caribe. Ele enfatizou que a região é marcada pelo compromisso com a paz e reforçou a importância de se combater crimes sem violar o direito internacional.

A ameaça de uso da força militar voltou a fazer parte do cotidiano da América Latina e do Caribe. Velhas manobras retóricas são recicladas para justificar intervenções ilegais. Somos uma região de paz e queremos permanecer em paz. Democracias não combatem o crime violando o direito internacional — Lula, durante discurso na Celac

Conferência climática e novas iniciativas ambientais

Lula também destacou a realização, a partir desta segunda-feira (10), da COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, em Belém. Ele afirmou que este será um momento estratégico para a América Latina e o Caribe apresentarem ao mundo iniciativas de preservação ambiental, destacando que conservar as florestas “é cuidar do futuro do planeta”.

Durante o evento, Lula ressaltou a criação do Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFF), classificado por ele como uma inovação importante no contexto ambiental.

Acordo Mercosul-União Europeia em destaque

O presidente voltou a demonstrar expectativa pela assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia na próxima cúpula do bloco sul-americano, prevista para dezembro. Lula afirmou que o acordo deverá ser baseado em regras e servirá como resposta ao unilateralismo nas relações internacionais.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a